quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ato dia 10/04, em Brasília, pede 10% dos recursos da União para Saúde


Ato dia 10/04, em Brasília, pede 10% dos recursos da União para Saúde

        O Movimento Saúde+10 realizará Ato em Defesa da Saúde Pública. A iniciativa das dezenas de entidades que participam do Movimento visa fortalecer o Sistema Único de Saúde. Durante a realização do Ato, será anunciada a primeira contagem oficial de assinaturas coletadas para o Projeto de Emenda Popular que assegura 10% dos recursos correntes do orçamento da União para a Saúde.

        O coordenador do Movimento, Ronald Ferreira dos Santos – presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos – alerta que a sociedade brasileira precisa se mobilizar para conquistar recursos que garantam os objetivos do SUS. “O SUS foi criado para dar atendimento integral à saúde da população brasileira. Somos referência internacional em atenção à saúde. Porém, quando perdemos a ampliação dos recursos no processo de regulamentação da Emenda Constitucional 29, perdemos a capacidade de estruturar adequadamente nosso sistema, para garantir a integralidade e universalidade do atendimento. Optamos, então por fazer uma ampla mobilização junto à sociedade, que são os usuários do SUS, para coletar assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular e neste processo dialogar com as pessoas sobre a importância do SUS. Temos tido um ótimo retorno e vamos sair vitoriosos desse movimento”, alerta Ronald.

O movimento
        Criado há um ano, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública tem como objetivo a coleta de aproximadamente 1 milhão e quinhentas mil assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar no 141, de 13 de janeiro de 2012.

        A iniciativa visa agregar, de maneira contínua e crescente, entidades organizadas e as diversas instituições, numa mobilização suprapartidária que envolva toda a sociedade, para encaminhar à Câmara Federal as assinaturas necessárias para o projeto.

Serviço
Ato em defesa da Saúde Pública
Data: 10 de abril
Horário: 9h
Concentração: Em frente à Catedral Metropolitana de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário