terça-feira, 9 de abril de 2013


PRORROGADA AS INSCRIÇÕES DO CONGRESSO ATÉ DIA 10
08/04
Imprimir
           Devido a várias solicitações, a organização do evento decidiu prorrogar atéquarta-feira (10/04) as inscrições do 5º CONGRESSO NACIONAL DA CONACS, que acontecerá na próxima semana de 15 a 18 deste mês em Caldas Novas - GO.
         
            A organização já confirmou a presença de caravanas de 18 Estados de todos as regiões do País. Das autoridades convidas, já estão confirmadas 12 parlamentares do Congresso Nacional, entre eles, o autor da EC 63, Deputado Raimundo Gomes de Matos e o relator do PL 7495/06, Deputado Domingos Dutra.

            O Ministério da Saúde também já confirmou presença e entre os palestrantes, também ressalta a confirmação do ex-ministro do Trabalho e Previdência Social Sr. Antonio Rogégio Magri.

            A CONACS  espera aproximadamente a confirmação de 500 participantes, e além das eleições da nova diretoria da CONACS, estará sendo debatido a inclusão dos Sindicatos da categoria como associados a CONACS e principalmente a organização da estrutura sindical da entidade e da categoria a nível nacional estadual e regional ou municipal.

               Outro tema muito polêmico que deverá passar por aprovação da assembléia do 5º CONGRESSO NACIONAL DA CONACS e a proposta de uma nova forma de contribuição confederativa.

           O 5º CONGRESSO NACIONAL DA CONACS, será realizado no mesmo local do Congresso passado e a organização do evento promete que este ano será muito melhor do que o de 2010, tando no aspecto de organização, material do evento, e participação, como também no aspecto de conteudo a ser debatido.

            Entre os homenagiados a CONACS deverá estar ressaltando a particpação dos colegas eleitos vereadores e prefeitos nas últimas eleições e Autoridades que se destacaram nos últimos anos na luta pela aprovação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.

            Segundo Ruth Brihante a CONACS deverá dar um novo rumo à sua forma de organização e espera que apesar de nos últimos tempos ter passado por problemas internos, o amadurecimento de nossas lideranças e a abertura para os colegas sindicalizados permitirá a reconstrução de uma CONACS mais forte e atuante na luta pelo Piso Salarial dos ACS e ACE.

               A organização do 5º CONGRESSO NACIONAL DA CONACS esclarece ainda que qualquer pessoa poderá participar do evento, estando ele filiado a uma Federação, associação ou sindicato da categoria, sabendo que, somente serão considerados DELEGADOS aqueles indicados pelas Federações filiadas e em dia com suas obrigações estatutárias e os atuais diretores da CONACS. As pessoas que desejarem participar deverão ficar atentos as seguintes orientações:

1º Passo) Fazer o depósito bancário de 50% do valor da inscrição na conta indicada na        CIRCULAR CONVOCATÓRIA 01/13 até dia 10/04;

2º Passo) Passar um fax ou scanear o comprovante de depósito contendo as informações do nome completo do participante, município e Estado de origem;

3º Passo) Levar em mãos o comprovante original do depósito efetuado até dia 10/04 e         juntamente com o restante dos 50% preencher no local do evento o formulário de inscrição. As inscrições estarão sendo realizadas a partir do dia 15/04 das 14h às 18h.

4º Passo) Especialmente para os representantes de SINDICATOS exclusivos da categoria, a CONACS recomenda que também levem cópia da documentação da entidade que representa, ou seja, Estatuto, CNPJ/MF, Ata de Fundação e Eleição da útilma direitoria.

OBS: EM HIPÓTESE ALGUMA SERÁ ACEITO CHEQUES NO MOMENTO DO PAGAMENTO     DA SEGUNDA PARCELA DA INSCRIÇÃO, E DA MESMA FORMA, NÃO SERÁ CONFIRMADA AS INSCRIÇÕES DE PARTICIPANTES QUE NÃO ESTIVEREM COM O COMPROVANTE DE DEPÓSITO DA PRIMEIRA PARCELA .

O paciente em primeiro lugar, por Flávio Dino


Um importante passo em direção a uma melhor qualidade dos atendimentos em hospitais públicos e privados no Brasil foi dado esta semana pelo governo federal. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou uma série de medidas que visam diminuir a incidência de erros no atendimento hospitalar.

A iniciativa do governo federal em destacar o paciente como elemento central dos atendimentos em instituições hospitalares, sejam públicas ou privadas, é uma medida que contribuirá para a redução de erros e mortes evitáveis, que não podem se tornar corriqueiras.

Conheço e reconheço o trabalho sério e honesto da imensa maioria dos profissionais de saúde. Sempre fui solidário às suas lutas por direitos e remunerações dignas. E por isso sei que esses bons profissionais também colocam o paciente como centro de sua vida, e não como um estorvo e mera fonte de lucros.

Assim, o Programa Nacional de Segurança do Paciente não é contra a maioria de bons, e sim mais um caminho para que a vida prevaleça sobre as más práticas daqueles que traem seus juramentos por ganância ou insensibilidade.

Com o programa, deve ser implantado um Núcleo de Segurança do Paciente em cada hospital do Brasil, mecanismo de prevenção e canal para que parentes e amigos de pessoas em atendimento hospitalar possam buscar ajuda e relatar possíveis incidentes nos atendimentos médicos.

Menciono também a implantação de protocolos nacionais de prevenção de falhas no atendimento, e a obrigatoriedade de notificação à Anvisa de casos de erros médicos, dados esses que serão publicados no site do órgão federal, permitindo que a sociedade saiba o que se passa nos hospitais.

Acompanho de perto vários casos de erros em atendimento hospitalar que culminaram em tragédias familiares irreparáveis. Após a morte absurda do meu amado filho, decidi criar uma ONG, juntamente com outras famílias, destinada à promoção dos direitos dos pacientes.

A ONG, que se chama VIDAS, está em fase de formalização e servirá para defender novas medidas institucionais que melhorem a saúde, bem como para orientar parentes e amigos de vítimas de erros hospitalares. No auge do desespero que nos toma nessas situações, é importante ter orientações sobre quais órgãos públicos procurar e que providências adotar.

O primeiro desafio da ONG VIDAS será o acompanhamento da CPI que será instalada no Senado, para averiguar alguns casos e para propor mudanças legais que protejam melhor a sociedade contra a pequena minoria de profissionais que não age com eficiência e zelo.

Tenho expectativa de que a CPI do Senado formule um sistema público de avaliação e controle dos hospitais, a fim de que más instituições, como o hospital Santa Lúcia, de Brasília, não continuem a causar danos e dores.

Como o meu Marcelo gostava de cantar, “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”. E é em nome desse amor que pacientes e profissionais da saúde devem se unir para melhor proteger as pessoas, presentes que Deus nos entrega para serem cuidadas acima de tudo.

Flávio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal

O SINDACSSLZ JÁ TEM NOVA DIRETORIA PARA A GESTÃO 2013 / 2016


Vitória dos ACS’s na eleição do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde de São Luis - MA. 

Encabeçada pelo companheiro Sérgio Gutemberg que também é diretor da Nova Central Sindical a chapa 1 “Somos todos nós – Compromisso e Justiça Social” pretende fazer uma gestão diferenciada, enfatizando os novos desafios e perspectivas para o movimento sindical de ACS’s e também garantir a continuidade do grande trabalho feito pelos Agentes Comunitários de Saúde em São Luis e no Estado.
Em fala o companheiro Sérgio agradeceu primeiramente á toda a categoria de ACS’s, em seguida parabenizou o grande trabalho da Comissão Eleitoral e dos advogados envolvidos no processo eleitoral, assim como a Nova Central Sindical de Trabalhadores do maranhão pelo grande apoio á chapa 1, e em especial ao companheiro Luiz Henrique Presidente da FETHEMAPI pela atenção dada em toda a campanha da chapa 1.
A comemoração foi feita logo após a apuração, e na comemoração o Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores – MA se pronunciou dizendo que está muito feliz pela eleição da chapa 1 e enfatizou que a categoria ACS, assim como as outras é muito importante para a construção da luta pela valorização do trabalhador.
 
FONTE: SINDACS/SL

Timon inscreve equipes do PSF em Programa de Qualificação
O PMAQ visa melhorar a qualidade da Atenção Básica nos municípios. O Plano foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde de Timon.
Imagem: Divulgaçãoxxxx(Imagem:Divulgação)
 
O município de Timon fez a recontratualização do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que em 2011 inscreveu 30 equipes de Atenção Básica. O programa busca induzir o desempenho das gestões federal, estadual e municipal, além das Equipes de Atenção Básica, para ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
Para 2012, não houve recontratualização devido ao ano eleitoral. Para este ano de 2013, o Ministério da Saúde mudou algumas regras, o que possibilitou a ampliação do número de equipes de Atenção Básica inscritas no Programa e, ainda, a inclusão de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF).
Cada equipe inscrita pode receber um incentivo que varia entre R$ 2.200 a R$ 11 mil de acordo com o desempenho de cada uma. Esses valores podem ser utilizados em ações voltadas à Saúde da Família, capacitação e qualificação de Agentes Comunitários de Saúde, Saúde Bucal, Povos Indígenas e Sistema Penintenciário. “Esse recurso só pode ser gasto em ações voltadas para a Atenção Básica, como em incentivo à capacitação de servidores e sua qualificação de desempenho. Não pode ser gasto com mobiliário, veículos, e outros itens dessa natureza”, explicou a coordenadora do PMAQ, Layane Franco.
O objetivo do PMAQ é melhorar os indicadores como Saúde da Mulher, Criança, Diabetes e Hipertensão, Saúde Bucal, Produção das equipes de Estratégia Saúde da Família, Tuberculose, Hanseníase, Saúde do Homem e Saúde Mental. “Esses são os indicadores da Atenção Básica onde os recursos do PMAQ podem ser empregados”, esclareceu a coordenadora.
Programa
O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
Para o cálculo dos recursos a serem empregados, os municípios foram distribuídos em estratos que levam em conta aspectos sociais, econômicos e demográficos. Foi construído um índice que varia de zero a dez, composto por cinco indicadores: Produto Interno Bruto (PIB) per capita, percentual da população com plano de saúde, percentual da população com Bolsa Família, percentual da população em extrema pobreza e densidade demográfica.
Classificação
Timon está classificada no estrato 5, que inclui municípios com pontuação entre 5,4 e 5,85 e população de até 500 mil habitantes; e municípios com pontuação menor que 5,4 e população entre 100 e 500 mil habitantes. Cada município pode contratualizar 50% das equipes que compõem a Atenção Básica.
fonte blog ademar sousa

Municípios da Grande Teresina se reúnem em Timon


Foi sediada em Timon, no auditório do Núcleo Estratégico de Projetos (NEP), nesta segunda-feira (08), mais uma reunião para a realização das ações da Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride). O prefeito da cidade, Luciano Leitoa, recebeu os prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios piauienses Teresina, Beneditinos, Coivaras, Miguel Leão, União, José de Freitas, Monsenhor Gil e Altos. 

O encontro foi uma continuidade da reunião que aconteceu em Teresina no mês de março. Ficaram acertadas as datas dos próximos encontros que serão realizados em cada município que compõe a Rede, além das problemáticas de cada cidade que será trabalhada. “Temos que valorizar essa oportunidade proporcionada pela Ride. Como gestor da cidade de Timon vou lutar para otimizar, através dessa ferramenta, a saúde e o transporte público e pleitear a construção de uma nova ponte ligando Timon a Teresina”, destacou Luciano Leitoa.

Inicialmente serão desenvolvidas ações que atuem no enfrentamento do Crack, mobilidade urbana, violência no trânsito e preservação ambiental. “Esses são conflitos em comum dos municípios e a priori vamos nos concentrar nisso. O mais importante é darmos toda a atenção para que a Rede se fortaleça, para isso também vamos buscar apoio da bancada de deputados e senadores do Piauí e Maranhão para que nos ajude com essas tarefas”, explicou o prefeito de Timon.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, destacou a efetiva participação de todos os envolvidos. “Ratifico o nosso compromisso com essa ideia. Vamos trabalhar para o desenvolvimento da Rede e obtenção de benefícios para nossas cidades”, concluiu.

A Ride é composta por 15 municípios. A próxima reunião será no dia 20 de maio na cidade de Monsenhor Gil. A Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina foi criada em 2001 e lançada em maio de 2008. Atualmente existem três RIDEs no Brasil: a da Grande Teresina, a do Distrito Federal e a de Juazeiro-Petrolina.

(Da assessoria da prefeitura de Timon
)