sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ação educativa sobre Hanseníase é realizada na Praça da vila santa Isabel em Timon
















Ação educativa sobre Hanseníase é realizada na Praça da vila santa Isabel em Timon

Com o tema " hanseníase tem cura", o MORAM TIMON  em Parceria co a secretaria municipal de saúde, desenvolve programação voltada para alertar e esclarecer a população sobre a Hanseníase. A atividade foi  realizada durante esta quinta-feira (26), na Praça da vila santa Isabel.

Durante a atividade, que visa lembrar o dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, ocorre a distribuição de folders,  e apresentação de teatro de bonecos, além de esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de pessoas com manchas suspeitas à Equipe de Saúde da família  mais próxima de sua residência.

As pessoas que detectarem qualquer mancha vermelha ou branca na pele e sentirem dormência no local da lesão devem se dirigir a o mais rápido possível   uma unidade de saúde. O diagnóstico da Hanseníase consiste em avaliação clínica, com a aplicação de testes de sensibilidade e força motora.

No dia 29 de janeiro de 2012 é comemorado o dia mundial da pessoa com hanseníase. No nosso pais, esse dia de mobilização serve para que os governos e a sociedade acelerarem a eliminação da doença.

Nos últimos anos, o Brasil estabeleceu iniciativas contra a hanseníase, mas continua em primeiro lugar do mundo em incidência ao se comparar a proporção da população com o número de pessoas com hanseniase. Sofremos atraso na eliminação desta doença, e se faz necessario restabelecer as ações e alianças com objetivo de avançar na identificaçao, cura e tratamento das sequelas da hanseníase.