segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cursos da UNASUS chegam a Timon


# Os cursos são direcionados para profissionais da saúde A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS) lançará em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Timon e Universidade Federal do Maranhão cursos de especialização em saúde da família e saúde mental para nível superior, e capacitação em saúde mental para nível médio, ambos direcionados para os profissionais da saúde que atuam nos PSF’s e CAPs. Atualmente a cidade conta com 57 Postos de Saúde da Família e 03 Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas.

O sistema funcionará na modalidade educação a distância sendo as aulas ministradas por tutores da UFMA via online, possibilitando aos participantes o acompanhamento das aulas de qualquer lugar que dispõa de conexão com a internet. Todavia, a Secretaria de Saúde disponibilizará um espaço para as aulas habilitado com 08 computadores.

A iniciativa já está em andamento em diversas cidades do país, pois trata-se de um projeto do Governo Federal em parcerias com instituições de ensino locais, com o objetivo de construir polos de saúde regionais. E para ser efetivada em Timon, aguarda o lançamento do edital. Segundo o Coordenador do Programa de atenção Básica/PSF, Leonardo Davis, a expectativa é de que em cerca de quinze dias o edital seja lançado, oferecendo as informações sobre período de inscrições e limites de vagas, lembrando que os cursos são inteiramente gratuitos.

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde da família do SUS promovendo a capacidade de gestão e organização de serviços de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e a participação social.

A UNA-SUS

O Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS foi criado com a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde - SUS, por meio do desenvolvimento da modalidade de educação a distância na área da saúde.

A Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais para oferta de cursos de pós-graduação e de extensão universitária. Com foco na qualidade didático-pedagógica, a UNA-SUS tem como finalidade atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS, por meio de cursos a distância, utilizando a internet como veículo de atualização profissional ao longo da vida.

Médicos, odontólogos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, gestores, entre outros trabalhadores do SUS, agora poderão ter acesso a cursos em diversos níveis de capacitação acadêmica de forma prática e acessível – de casa, do trabalho, da lan-house. Pelo correio, televisão, computador ou celular.


fonte SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Data de Publicação: 01.06.2011