Cursos da UNASUS chegam a Timon
O sistema funcionará na modalidade educação a distância sendo as aulas ministradas por tutores da UFMA via online, possibilitando aos participantes o acompanhamento das aulas de qualquer lugar que dispõa de conexão com a internet. Todavia, a Secretaria de Saúde disponibilizará um espaço para as aulas habilitado com 08 computadores.
A iniciativa já está em andamento em diversas cidades do país, pois trata-se de um projeto do Governo Federal em parcerias com instituições de ensino locais, com o objetivo de construir polos de saúde regionais. E para ser efetivada em Timon, aguarda o lançamento do edital. Segundo o Coordenador do Programa de atenção Básica/PSF, Leonardo Davis, a expectativa é de que em cerca de quinze dias o edital seja lançado, oferecendo as informações sobre período de inscrições e limites de vagas, lembrando que os cursos são inteiramente gratuitos.
O Curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde da família do SUS promovendo a capacidade de gestão e organização de serviços de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e a participação social.
A UNA-SUS
O Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS foi criado com a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde - SUS, por meio do desenvolvimento da modalidade de educação a distância na área da saúde.
A Universidade Aberta do SUS – UNA-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais para oferta de cursos de pós-graduação e de extensão universitária. Com foco na qualidade didático-pedagógica, a UNA-SUS tem como finalidade atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS, por meio de cursos a distância, utilizando a internet como veículo de atualização profissional ao longo da vida.
Médicos, odontólogos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, gestores, entre outros trabalhadores do SUS, agora poderão ter acesso a cursos em diversos níveis de capacitação acadêmica de forma prática e acessível – de casa, do trabalho, da lan-house. Pelo correio, televisão, computador ou celular.
fonte SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Data de Publicação: 01.06.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário