sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Padilha anuncia criação da 'Swat da Saúde' para situações de emergências
Ministro da Saúde anunciou equipe nacional de resgate do SUS.
Objetivo é profissionalizar grupos de salvamento em todo o Brasil.

Alexandre Padilha anunciou a criação da equipe de resgate do SUS (Foto: Bernardo Tabak/G1)Alexandre Padilha anunciou a criação da equipe de
resgate do SUS (Foto: Bernardo Tabak/G1)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta sexta-feira (4), em uma solenidade de entrega de ambulâncias no Rio de Janeiro, a criação de uma grande equipe de resgate do Sistema Único de Saíde (SUS), que ele apelidou de a “Swat da Saúde”. De acordo com Padilha, o objetivo é profissionalizar as operações de resgate em situações de emergência em todo o país.

“Vai ser a Swat da Saúde no Brasil”, garantiu Padilha. “Swat” é a sigla em inglês de uma unidade de polícia especializada dos Estados Unidos.

O ministro explicou que vai montar a nova equipe com profissionais federais, estaduais e municipais, além de militares das Forças Armadas e de voluntários que poderão se cadastrar em todo o Brasil.

“Hoje o ministério da Saúde já tem cerca de 100 profissionais capacitados para integrar essa equipe. São funcionários que já atuaram em situações de emergência, inclusive após o terremoto ocorrido no Haiti”, disse.

A criação do grupo nacional do SUS, segundo Padilha, é uma consequência da tragédia da Região Serrana do Rio, onde mais de 870 pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas ou desalojadas.

Padilha ressaltou que atualmente já existem quatro mil voluntários que fizeram o cadastro no Ministério da Saúde para ajudar em situações de emergência. “Esses voluntários vão ser treinados a cada três meses, para estarem permanentemente capacitados em situações de urgência”, afirmou. O ministro não informou a data em que a equipe vai entrar em operação.

Ministro anuncia instituto de oncologia em Friburgo
Alexandre Padilha também anunciou a construção de um instituto especializado em oncologia na cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do estado. “Esse instituto vai ser um modelo para o Rio e para o Brasil, e faz parte dos esforços de reconstrução da cidade”, ressaltou.

O ministro informou que a nova unidade de saúde vai ser construída com recursos federais e que um prédio já foi desapropriado pela Prefeitura de Nova Friburgo para abrigar o futuro instituto oncológico. “É mais um passo na reestruturação da rede de saúde na região”, acrescentou.