segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ACS DE TIMON VOCE LEMBRA DESSE DIA



 No dia 17 de agosto de 2012  clube caverna, o candiato a prefeito de Timon Luciano Leitoa Assinou  uma  carta compromisso  com os ACS que reivindica   propostas e tendo como a principal a Insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde.
Luciano foi bem breve dizendo que " todos os canditados a prefeito de Timon convidado pelo SINACST, assinarão a carta compromisso, mas o que vai valer não é a assinatura, e sim a palavra e o compromisso com a classe firmado naquele momento".
Luciano também falou em uma de suas propostas para a categoria que a implantação de um software que facilitará o trabalho dos agente na área. Segundo ele  o sistema desenvolvido para capitar informações de maneira mais precisa, as mesmas coletadas por Tablets. Luciano disse que o sistema de saúde deve melhorar e que uma das categorias mais importantes do municipio é a classe de ACS, pois os mesmos interagem no dia a dia da população timonense. 
                                                          
Propostas de Reivindicações da categoria Que o  foi assinado pelo candidato

1 CRIAÇÃO DO PRÊMIO
Requerem os ACS a criação de um incentivo municipal para as equipes que estão no PMAQ e PSE
2 DA INSALUBRIDADE
De forma geral os Agentes Comunitários de Saúde, lotados diretamente na Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Timon estão expostos de maneira permanentes a agentes biológicos (entram em contato com pessoas com tuberculose, hanseníase dentre essas outras doenças, assim, como, contato direto com sol). Por isso devem ganhar  Insalubridade de 20%.
3. DOS EXAMES PERIÓDICOS E DE COLINASTERASE
Reivindicam os Agentes Comunitários de Saúde e a realização dos exames periódicos e que os mesmos sejam efetuados com Hemograma, Sumário de Urina, Sumário de Fezes, Raios-X e Clinico, visto a necessidade da realização dos exames a cada ano do exercício da função. Requerendo também ajuda para os ACS que estão necessitando de fazer cirurgia.
4 DO PLANO DE SAÚDE
Ajuda da secretaria de saúde com 50% para o plano de saúde dos ACS
5. DA LIBERAÇÃO DO DIRIGENTE SINDICAL
Requer os agentes à  liberação dos Dirigentes Sindicais 2 presidente e secretaria
CONFORME CONTITUIÇAO ESTADUAL  § 8º  - O servidor público eleito para o cargo de direção de órgão de representação profissional da categoria será automaticamente afastado de suas funções, na forma da lei, com direito à percepção de sua remuneração.
6. CURSO DE CAPACITAÇÃO PERMANENTE
Requer os Agentes Comunitários de Saúde a realização de curso de capacitação, vistos a necessidade desses profissionais de estarem capacitados para melhor realizar suas atividades com segurança e profissionalismo. Continuação do curso técnico de acs 2º e 3º etapa
7. DO VALE TRANSPORTE
 Requerem os agentes à do vale transporte. Para os acs que ganharam casas nos novos residenciais em Timon e ajuda de custo para transportes para os acs da zona rural
8. DO UNIFORME COMPLETO
Requerem os Agentes Comunitários de Saúde que o município de Timon forneça gratuitamente e completo 02 (dois) fardamentos, a cada seis meses, de boa qualidade, observada as peculiaridades de cada trabalhador.
9. DO PROTETOR SOLAR  
Requerem os Agentes Comunitários de Saúde do Município de Timon MA o fornecimento do Protetor Solar SUNDOWN, FATOR 30 de 150 ml de boa qualidade 02 a cada 06 meses aos agentes. (04 por ano).
10. IMPLANTACAO  DO PCCV
IMPLANTAÇAO, do  Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos o período anterior do ingresso dos ACS convalidados no quadro de pessoal do município na forma da emenda constitucional 51/
11. IMPLATAÇAO DA MESA DE NEGOCIAÇAO E TRABALHO
Esta mesa tem objetivo de articular negociações com os gestores e trabalhadores
12  Participação do SINACST
Na elaboração e acompanhamento dos processos seletivos públicos para contratação de ACS;

13 Pagamento de abono salarial
À categoria no valor da parcela extra repassada pelo Ministério da Saúde ao final de cada ano (atual R$ 871,00); Regularização do adicional por tempo de serviço dos ACS com mais de 20 anos.
14–Liberação  do trabalho da categoria no dia 04 de outubro (dia do ACS);