quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Maranhão forma 5.806 ACS e prepara seminário comemorativo

Em dezembro de 2010 a Escola Técnica de Saúde do SUS Professora Maria Nazareth Ramos de Neiva (ETSUS Maranhão) concluiu a primeira etapa formativa do curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde em 89 municípios maranhenses, formando 5.806 profissionais.

O encerramento das atividades do curso nesses municípios será marcado pela II Mostra do Curso Técnico Agente Comunitário de Saúde ‘O que (A) gente tem para contar...’, que ocorrerá em São Luís no dia 21 de janeiro. Segundo a escola, o objetivo do evento é proporcionar a troca de experiências, assim como avaliação do processo de ensino-aprendizagem. A mostra de trabalhos contará com a presença dos docentes e facilitadores do curso, assim como de representantes da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde.

Ainda no mês de dezembro foi realizada uma capacitação pedagógica para docentes e facilitadores na região ao sul do Maranhão, próximo ao estado do Tocantins, para que a etapa formativa I do curso seja oferecida em janeiro ao quinto e último grupo de municípios. A chamada região tocantina tem 43 municípios e em 12 deles as aulas terão início já em janeiro.