domingo, 10 de fevereiro de 2013


Adesões para Semana Saúde na Escola de 2013 começam após o carnaval

08/02/2013

O período para adesões à Semana de Mobilização Saúde na Escola de 2013 ocorrerá de 18 de fevereiro a 03 de março
 
Entre 11 e 15 de março municípios de todas as regiões do Brasil poderão participar da Semana de Mobilização Saúde na Escola, cujo tema é a Prevenção da obesidade e Saúde ocular. As adesões podem ser feitas entre 18 de fevereiro e 03 de março.
A novidade é a universalização do programa. Agora qualquer município brasileiro pode aderir ao PSE, inclusive os que não alcançaram as metas em 2012.

Reconhecendo a importância do cuidado na primeira infância na perspectiva de potencializar a Ação Brasil Carinhoso do Plano Brasil Sem Miséria o PSE amplia suas ações para as creches e pré-escolas.
Além disso, considerando a grande mobilização nacional em relação à prevenção ao uso de álcool, crack, tabaco e outras drogas, serão realizadas atividades com os educandos dos dois últimos anos do ensino fundamental e para todo o ensino médio.
Ainda voltados para o público adolescente serão realizadas atividades as ações referentes a educação para a saúde sexual, direitos reprodutivos e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), promoção da cultura de paz, promoção das práticas corporais e atividade física e lazer nas escolas.
Para informações e tira-dúvidas serão realizadas videoconferências, de 18 a 25 de fevereiro que poderão ser acompanhadas em tempo real no endereço: www.saude.gov.br/emtemporeal, conforme cronograma:

Dia 18/02 – manhã: (MA; PA; PB) – tarde: (PE; RN; AL)
Dia 19/02 – manhã: (BA; CE; PI) – tarde: (SE; TO; RR)
Dia 20/02 – tarde: (AC; AM; AP)
Dia 21/02- manhã: (ES; MG; RJ) – tarde: (SP; RS; SC)
Dia 22/02 – tarde: (MS; MT; PR)
Dia 25/02 – tarde: (RO; DF; GO)
Resultados da mobilização de 2012
O tema obesidade adotado pela Semana, em 2013, é uma continuação dos bons resultados alcançados no ano anterior. Dos 1.938 municípios que aderiram à Semana em 2012, 68,37% (1.325) receberão incentivo financeiro referente à participação na mobilização em 2012.
Ação Brasil Carinhoso
Com a sua integração à Ação Brasil Carinhoso, em novembro passado o PSE mobilizou 122 municípios a realizarem ações de prevenção e promoção da saúde nas pré-escolas. Destes, 31 receberão incentivo financeiro.
Os repasses financeiros da Semana Saúde na Escola 2012, tanto para os municípios que atingiram as metas pactuadas quanto para os participantes da semana saúde na escola e mobilização Brasil Carinhoso, constarão em portaria prevista para o mês de março de 2013.
Contamos com a participação dos Grupos de Trabalho Intersetorial Estaduais. Para mais informações entre em contato pelo e-mail pse@saude.gov.br ou pelos telefones (061) 3315-9091/ 3315-9068 (Ministério da Saúde) e (061) 2022-9298/ 2022-9209 (Ministério da Educação).

NOTICIAS DE CAMPO MAIOR


INÉDITO:Professores recebem pagamento de fevereiro antecipado

A luta deles está sendo correspondida pela atual gestão municipal...
As expectativas dos professores da rede municipal de ensino de Campo Maior estão sendo correspondidas a cada mês desde que o ano de 2013 teve início  com o pagamento de seus salários em dia. Ao contrário dos últimos meses do ano de 2012, que iam aos bancos para receberem seus salários e encontravam as contas zeradas, nesta sexta-feira foram aos bancos receber suas remunerações com a certeza de que o pagamento estava depositado. . O pagamento estava previsto para ser feito no dia 20, mais o prefeito Paulo Martins também decidiu antecipar em virtude do carnaval, para que eles participem da festa mais animados.
A movimentação na Caixa está intensa nesta sexta-feira com o pagamento dos professores....
O prefeito Paulo Martins decidiu antecipar a remuneração da categoria referente ao mês de fevereiro com o objetivo de aliviar  o sofrimento e os problemas que vinha passando contrariada pelos atrasos em seus salários e pela luta que vinham travando para receberem suas remunerações. Ao ser entrevistada logo que sacava o seu dinheiro a professora Josenilda Santos Araújo disse: “Agora está bom, era tudo o que a gente queria”, disse.
A professora Patrícia Oliveira também expressou como se sente após receber a notícia do pagamento antecipado. “Estamos aliviados e mais tranquilos”, falou. Além do pagamento o secretário municipal de Educação José de Ribamar, “Ribinha”, anunciou outras medidas para recuperar a auto estima dos professores, dos alunos e de outros servidores, entre elas adequar as escolas, avaliar as mudanças de nível e classe dos professores e promover cursos de qualificação.

 portal de campo maior
Texto e Fotos: Valdamir Alvarenga