quarta-feira, 25 de abril de 2012


MOBILIZAÇAO DOS AGENTES DE SAUDE  E ENDEMIAS  EM BRASILA E  DESTAQUE NO PROGAMA VOZ DO BRASIL ACOMPANHE PARTE DO PROGAMIA O DISCURSO DOS DEPUTADOS NO PLENÁRIO DA CAMARÁ ONTEM DIA 24 COM VÁRIOS AGENTES DE SAÚDE PRESENTE
LOC- Parlamentares defenderam a regulamentação dos vencimentos dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias.
LOC- Representantes dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias estão em Brasília reivindicando a fixação de um piso salarial para a categoria. Amauri Teixeira, do PT da Bahia, fez um apelo para que a mesa diretora coloque em votação o projeto que regulamenta o salário dos profissionais.
LOC- Amauri Teixeira argumentou que os agentes comunitários e de endemias são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. São eles, segundo o deputado, que atendem a população e mapeiam os problemas sociais dos usuários do SUS.
LOC- Waldenor Pereira, do PT da Bahia, defendeu a aprovação imediata do projeto que regulamenta o piso nacional de remuneração e o plano de carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias.
LOC- O reconhecimento da importância das duas categorias, segundo Waldenor Pereira, se justifica pela atuação junto às comunidades carentes de todo o país.
LOC- Também Luiz Couto, do PT da Paraíba, lembrou que os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias tiveram sua atuação reconhecida através de emenda constitucional promulgada em 2009.
LOC- Agora, disse Luiz Couto, resta a aprovação de projeto que comprove a importância do trabalham que realizam as duas categorias para a saúde do brasileiro.
LOC- Rubens Bueno, do PPS, afirmou que pôde observar a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias quando presidiu a Fundação de Ação Social do Paraná e ocupou a secretaria de Justiça, Trabalho e Ação Social do estado.
LOC- Segundo Rubens Bueno, o trabalho das duas categorias é responsável pela melhoria da qualidade de vida, especialmente nas comunidades em que falta a assistência médica profissional.
LOC- Os agentes comunitários de saúde e de combate à endemias voltaram a reivindicar a votação do projeto que trata da regulamentação do piso da categoria. Severino Ninho, do PSB de Pernambuco, defendeu a aprovação do projeto e destacou a importância dos servidores para a saúde preventiva.
LOC- Na opinião de Severino Ninho, é preciso melhorar a remuneração dos agentes comunitários de saúde, pois no seu entendimento, servidores bem remunerados trabalham com mais dedicação.

FONTE AGENCIA DA CAMARA
 DESDE ONTEM DIA 24 DE ABRIL OS AGENTES DE SAUDE DOS ESTADOS MARANHAO BAHIA  ESTÃO  EM BRASILIA NA LUTA EM PROL DE NOSSO PISSO ,ESTÃO VISITANDO GABINETE A GABINETE DOS DEPUTADOS E ENTREGANDO A CARTA DE APOIO AO PISO