sábado, 20 de novembro de 2010

a portaria 3178 que aumento o incentivo dos acs para R$714,00 EM TIMON JÁ ESTAR SENDO CUMPRIDA

Prefeituras recebem incentivo para aumentar salários dos agentes comunitários

SAÚDE DA FAMÍLIA
Oferecer melhores condições de salário para que o agente comunitário de saúde possa ter uma vida mais segura.

É o que espera o Ministério da Saúde ao aumentar os recursos repassados aos municípios que pagam os salários dos mais de 243 mil profissionais que atuam junto às equipes de Saúde da Família.

De acordo com a coordenadora nacional do programa, Claunara Mendonça, esse reajuste no dinheiro que é entregue todo mês às secretarias municipais de saúde é fundamental para que elas mantenham a estratégia, que, hoje, beneficia mais de 100 milhões de brasileiros.

"Ele tem uma importância fundamental, porque os incentivos federais são o que fazem os gestores municipais escolherem fazer Saúde da Família, e contratar as equipes e os agentes comunitários de saúde.

Os agentes, que é uma profissão nova no sistema de saúde, teve um crescimento importantíssimo e isso se deve em grande parte ao incentivo federal."

Claunara Mendonça ressalta que a contratação de agentes comunitários de saúde superou as expectativas.

A ideia inicial era ter 236 mil profissionais no País este ano, e 240 mil, em 2011. Hoje, o Saúde da Família tem mais de 243 mil agentes trabalhando.

Com o reajuste, anunciado recentemente, o salário de um agente comunitário passa de 651 para 714 reais. Segundo ela, com o aumento desse incentivo, a meta é que esses agentes, agora, passem a ter contratos mais sólidos com as prefeituras.

"O incentivo federal é um apoio para o aumento desses salários e, com certeza, a garantia do trabalho digno com responsabilidade dos agentes comunitários e toda essa mobilização e o aumento dos recursos federais são no sentido de apoiar o trabalho seguro dos agentes comunitários, vínculos não-precários, salários dignos e um trabalho apropriado para a grande complexidade que é o trabalho dos agentes comunitários, visitando as famílias, reconhecendo os problemas."

A coordenadora nacional do programa Saúde da Família do Ministério da Saúde acrescenta que essa é uma reivindicação antiga da categoria. Os agentes comunitários de saúde são uma das bases do programa do governo federal.

Eles visitam mensalmente as famílias e fazem atividades de prevenção de doenças com os moradores, acompanham gestantes, idosos e crianças e dão orientações básicas de higiene.(Ministério da Saúde)

Secretário de Timon diz que UPA vai evitar envio de pacientes ao HUT

Raimundo Neiva afirma que município está fazendo investimentos para tornar-se autosuficiente.

O secretário de Saúde de Timon, Raimundo Neiva Neto, comentou onten (19) sobre a tentativa de tornar o município autosuficiente para evitar o envio de pacientes ao Hospital de Urgências de Teresina. Os atendimentos de pessoas de outros estados no HUT representa 18% do total.




Segundo o secretário, Timon vem fazendo investimentos e irá inaugurar, em janeiro, uma Unidade de Pronto Atendimento e um laboratório, que realizará cerca de 100 mil exames ao mês.

Mas ele explica que Teresina é um polo de saúde referência e as pessoas tendem a vir para o município quando precisam de uma atenção maior.

"A prefeitura gasta mais de 28% da receita em saúde. Atendemos 12 municípios da região e durante 2010 fizemos pactuação com Teresina para a realização de cirurgias cardíacas, bariátrica e vamos fechar acordo para fazer cirurgias infantis e renais", comenta em entrevista no Jornal do Piauí.


Ele explica ainda que a prefeitura de Timon trabalha ações de saneamento, moradia, calçamento juntamente com a saúde para fazer um resgate social da população.
fonte;
Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com