domingo, 17 de fevereiro de 2013


Casos de hanseníase crescem no Brasil

E-mailImprimirPDF
Secretaria de Saúde (PE)Secretaria de Saúde (PE)Os casos de hanseníase têm aumentado no Brasil. A situação é preocupante, pois de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2012 foram detectados quase 29 mil casos de hanseníase no país, dos quais 1.936 em menores de 15 anos.
Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, é necessário que as prefeituras promovam ações de prevenção. Além disso, o tratamento dos doentes deve ser reforçado, ou seja, devem integrar a agenda de saúde dos Municípios. “É preciso focar a ação nas campanhas de conscientização da população e também a qualificação dos profissionais de saúde para atender aos pacientes”, destaca.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que o Brasil é líder mundial em prevalência da hanseníase. A cada ano, há mais de quarenta mil novos casos tendo, entre eles, vários indivíduos em situação de deformidade irreversível.
TratamentoSXC.huSXC.huO tratamento para a doença é chamado de Poliquimioterapia (PQT), e o paciente vai ao serviço de saúde mensalmente tomar a dose supervisionada pela equipe de saúde e pegar a medicação para as doses que ele toma diariamente em casa. A regularidade do tratamento e o início mais precoce levariam a cura da hanseníase mais rápida e segura e evitariam a contaminação e o aumento do número de casos da doença.
Algumas medidas de prevenção são especificas, tais como: o diagnóstico e tratamento precoces; o exame das pessoas que residem ou residiram nos últimos cinco anos com o paciente; a aplicação da BCG (Bacilo de Calmette-guérin), vacinação.
É válido destacar que a doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. Entretanto, conforme a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve.
Recomenda-se a toda pessoa que reside ou residiu nos últimos cinco anos com doente de hanseníase, sem presença de sinais e sintomas de hanseníase no momento da avaliação, o exame preventivo e a vacina BCG para aumentar a sua proteção contra a doença.

Compartilhe


AGENTES DE SAÚDE PARALIZAM ATIVIDADES.

                                                                                 Foto:  Raynere Ferreira
Os ACSs estiveram reunidos durante toda a manhã na frente da Smsa, até serem recebidos pelo secretário de saúde.
Como forma de protesto contra as perdas salariais ocorridas no mês de janeiro, Agentes Comunitários de Saúde(ACS) realizaram uma paralisação de advertência na manhã de ontem, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Smsa), na tentativa de ouvir um posicionamento por parte da administração do Município.

No fim da manhã, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lopes, recebeu os manifestantes e garantiu que hoje, os servidores com salários atrasados receberiam os valores em suas contas. “Outra reivindicação nossa, que não acontece há seis anos, é sobre o reajuste de 30% em cima da nossa remuneração, pois atualmente recebemos R$ 832,40. Sobre isso, o secretário afirmou que apresentará uma proposta em uma reunião que realizaremos no dia 23 deste mês. Estamos acreditando na palavra do nosso secretário, afinal é o que nos resta”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate as Endemias do Estado de Roraima (Sindcacse), Flaviney Almeida.

Cerca de 130 agentes sofreram cortes nos salários. Eles receberam apenas 1/4 ou até 2/3 da remuneração e outros ainda nem haviam recebido nada. “Estou descontente com a situação. Sou seletivada e trabalho desde setembro como agente de saúde. Conto todo mês com esse salário para pagar as diversas contas que tenho. É revoltante chegar o dia de receber e não ter nada. Enquanto isso tenho que me virar para evitar os juros que correm”, reclamou a agente Jaqueline Reis, 33.

O presidente do Sindcacse acrescentou que nesta segunda-feira, 18, está marcada uma audiência com o governador de Roraima, José de Anchieta Junior, onde será decidido sobre um projeto de lei que institui um incentivo à gratificação dos servidores da área em todo o Brasil. “Em Roraima, ainda não foi assinado o projeto pelo governo para que todos possam receber o acréscimo. Mas no dia 18, ao meio-dia, estaremos conversando com o governador sobre o assunto e saber o que será decidido”, explicou Almeida

ANA KARINE OLIVEIRA

FONTE: FOLHA WEB.