domingo, 17 de fevereiro de 2013


Casos de hanseníase crescem no Brasil

E-mailImprimirPDF
Secretaria de Saúde (PE)Secretaria de Saúde (PE)Os casos de hanseníase têm aumentado no Brasil. A situação é preocupante, pois de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2012 foram detectados quase 29 mil casos de hanseníase no país, dos quais 1.936 em menores de 15 anos.
Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, é necessário que as prefeituras promovam ações de prevenção. Além disso, o tratamento dos doentes deve ser reforçado, ou seja, devem integrar a agenda de saúde dos Municípios. “É preciso focar a ação nas campanhas de conscientização da população e também a qualificação dos profissionais de saúde para atender aos pacientes”, destaca.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que o Brasil é líder mundial em prevalência da hanseníase. A cada ano, há mais de quarenta mil novos casos tendo, entre eles, vários indivíduos em situação de deformidade irreversível.
TratamentoSXC.huSXC.huO tratamento para a doença é chamado de Poliquimioterapia (PQT), e o paciente vai ao serviço de saúde mensalmente tomar a dose supervisionada pela equipe de saúde e pegar a medicação para as doses que ele toma diariamente em casa. A regularidade do tratamento e o início mais precoce levariam a cura da hanseníase mais rápida e segura e evitariam a contaminação e o aumento do número de casos da doença.
Algumas medidas de prevenção são especificas, tais como: o diagnóstico e tratamento precoces; o exame das pessoas que residem ou residiram nos últimos cinco anos com o paciente; a aplicação da BCG (Bacilo de Calmette-guérin), vacinação.
É válido destacar que a doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. Entretanto, conforme a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve.
Recomenda-se a toda pessoa que reside ou residiu nos últimos cinco anos com doente de hanseníase, sem presença de sinais e sintomas de hanseníase no momento da avaliação, o exame preventivo e a vacina BCG para aumentar a sua proteção contra a doença.

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário