quinta-feira, 20 de junho de 2013

SINDICATO REINVIDICA ABERTURA DO POSTO DE SAUDE DO MULTIRAO NA REUNIAO DO CONSELHO



O SINDICATO DOS AGENTES COMUNITARIO DE TIMON COM UMA COMITIVA DE 17 ACS'S MARCARAM PRESENÇA NA REUNIÃO DO CONSELHO DE SAÚDE REALIZADA ONTEM NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE TIMON, ONDE REIVINDICARAM VÁRIAS MELHORIAS PARA SAÚDE, DENTRE ELAS: INCENTIVO DO PMAQ PARA TODAS AS EQUIPES, REFORMA E AMPLIAÇÃO DAS EQUIPES DE SAUDE DA ZONA RURAL, REFORMA, AMPLIAÇÃO E MELHORIA DOS EQUIPAMENTOS DAS 11 UNIDADES DA ZONA RURAL,. CRIAÇÃO DA COORDENAÇÃO DOS ACS'S, E SOLICITARAM DO ATUAL PRESIDENTE DO CONSELHO MARCIO SÁ E SECRETÁRIO DE SAÚDE, A ABERTURA DO POSTO DE SAÚDE DO MUTIRÃO QUE ESTÁ FECHADO MAIS DE 5 ANOS. O SECRETÁRIO PARABENIZOU A CATEGORIA NA REUNIÃO E ACHOU JUSTA AS REIVINDICAÇÃO DO SINACST. E QUE O POSTO SERÁ ENTREGUE NO PRASO MAXIMO DE DOIS MESES TODO EQUIPACDO PARA A COMUNIDADE.O PRESIDENTE IGLESIAS ALVES, FICARAM SATISFEITO COM O COMPROMISSO E A PREOCUPAÇÃO DO SECRETÁRIO E ESPERA QUE ATÉ O DIA 20 DE AGOSTO O POSTO SEJA REABERTO E PROPPORCIONE AO TRABALHADORES UM LOCAL DIGNO DE TRABALHO E OFEREÇA UM TRABALHO HUMANIZADO A TODA COMUNIDADE.







Esse ano é o nosso, o ano que vem é dos políticos!
18/06
Imprimir

Terminou agora pouco a Audiência Pública que discutiu o Piso Salarial Nacional da categoria. Seguramente, de todas as Audiências já realizadas, o que aconteceu hoje jamais foi visto antes!
Estavam presentes, além dos representantes da CONACS, CNS, CMN e MS, vários parlamentares, entre eles, Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Geraldo Resende (PMDB-MS), Rosinha (PT-RS),  João Ananias (PC do B/CE), Pedro Chaves (PMDB/GO), Fátima Bezerra (PT/RN), Domingos Dutra (PT/MA), Assis Carvalho (PT/PI), Carmem Zanotto (PPS/SC),  Valtenir Pereira  (PSB/MT) e Érika Kokai (PT/DF). Também registraram presença, caravanas dos Estados de GO, CE, PI, PE , BA, RO, TO, RN, RJ, MS, MT, SE, AL, MA, MG, SP e PB.
A representante do Ministério da Saúde,  bem como, a representante do Conselho Nacional de Saúde, em discurso afinado, afirmaram que para se viabilizar um debate capaz de produzir deliberações, deveria estar presentes os representantes do CONAS e do CONASEMS.
De outro lado, a representante da Confederação Nacional dos Municípios, usando de um discurso técnico, exclui de sua fala qualquer responsabilidade dos Municípios no que diz respeito ao Piso Salarial Nacional da categoria, argumento em linhas gerais a falta de recursos para a saúde e essencialmente a “insegurança jurídica” que é criar responsabilidades financeiras para os Municípios sem que haja uma garantia em lei dos repasses que irão cobrir tais despesas, afirmando em suas considerações finais que não dá para falar em piso sendo os repasses feitos através de portarias.
Até o registro dessas falas a Audiência Pública estava sendo conduzida dentro da normalidade, contudo, dada a palavra a Presidente da CONACS, Ruth Brilhante, abriu seu discurso com palavras de ordem e declarações de repúdio às falas do atual presidente dos prefeitos Paulo Zulkosk (CNM), que considera que os ACS só “fazem hoje preencher papéis desnecessários e incomodar as famílias, pois querem almoçar de graça!”.
A partir daí, Ruth Brilhante, foi aplaudida de pé por todos que lotavam o plenário Nereu Ramos, e em um recado claro aos parlamentares afirmou que “os agentes já estão cansados de serem tratados como palhaços”, e afirmou ainda, em tom de indignação que: “Senhores Deputados, esse ano é o nosso ano, mas ano que vem é o de vocês e aí? Queremos que os senhores assumam o compromisso conosco e não votem mais nenhum projeto da Presidente Dilma enquanto não for votar o nosso Piso!”
Embalados pelo rumo da discussão, vários parlamentares passaram a usar a palavra e especialmente parlamentares da base do Governo, a exemplo de Domingos Dutra, João Ananias, Fátima Bezerra e Geraldo Resende, reforçaram o entendimento da Presidente da CONACS, e propuseram votar o PL 7495/06, com ou sem apoio dos prefeitos ou do Governo federal, e que a presidente Dilma arque com as consequências de vetar ou não o Piso dos ACS e ACE!
Por várias vezes os ânimos se exaltaram, e debates acalorados entre Deputados de situação e oposição tomaram grandes proporções, chegando a certos momentos a ser interrompidos os trabalhos da Comissão.
Já próximo às 18:00h o Deputado Geraldo Resende deu por encerrada a Audiência Pública , tendo como encaminhamento da CONACS a coleta de assinatura de todos os líderes em requerimento de inclusão na Pauta de votação em plenário da Câmara de Deputados do PL 7495/06, e já está definida para próxima semana nova mobilização para acompanhar a reunião de Líderes a fim de garantir a inclusão na pauta da Câmara possibilitando já na próxima semana a votação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE.
Outros encaminhamentos foram propostos,  porém  não foram acordados com as lideranças da categoria, fato que deverá acontecer ainda amanhã após reunião com parlamentares membros da Comissão de Seguridade Social e Família.