quinta-feira, 11 de julho de 2013

PARALIZAÇAO DOS ACS EM TIMON



















AGENTES DE SAUDE FIZERAM PARALIZAÇAO HOJE

Agentes de Saúde fazem protesto em Timon

quinta, 11 






























































Os Agentes Comunitários de Saúde de Timon estão realizando hoje,11, um dia de paralisação em protesto por direitos que a categoria reivindica junto ao governo municipal. Nessa manhã eles estiveram na avenida Paulo Ramos, em frente ao prédio das promotorias da cidade onde gritaram palavras de ordem, fizeram apitaço e através de carro de som proferiram discursos sobre suas condições de trabalho.

Os promotores da saúde e probidade, Sérgio Martins e o diretor geral da promotoria, Fernando Evelin, receberam uma comissão de membros dos agentes onde ouviram as reivindicações e cobranças da categoria.




Velhas reivindicações

































































Acima da esquerda para a direita, os promotores Fernando Evelin e Sérgio Martins ao receberam membros dos agentes


Durante a reunião, os agentes relataram suas principais reivindicações como teste seletivo para novos agentes, adicional de insalubridade , incentivo financeiro para aquisição de protetor solar e liberação de licença prêmio a categoria. 
Segundo o presidente do sindicato da categoria, Iglesias Alves, estas são reivindicações antigas cobradas há anos sem que os sucessivos governos anteriores tenham atendido.

Os agentes lembraram que todo ano a Secretaria Municipal de Saúde recebe do governo federal um incentivo financeiro a ser dado para os agentes pelo combate a dengue, mas há oito anos ele não é repassado a categoria. A última vez que receberam foi na gestão do ex-prefeito Chico Leitoa.

O incentivo deste ano já foi repassado a secretaria e até agora não foi pago.

O presidente do sindicato, Iglesias Alves, disse temer que a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014 que está prevista para ser votada na Câmara Municipal não contemple os profissionais e suas reivindicações. 

Eles denunciaram que uma prática nociva que se arrasta há anos na administração municipal é nomeação de agentes administrativos para os postos de saúde, sendo que estes profissionais, em sua maioria,nem aparecem para trabalhar. Argumentaram que se o governo os demitisse sobraria dinheiro para pagar a insalubridade para os agentes.

Os agentes defenderam ainda que o governo municipal realize concurso público para os profissionais que trabalham nos PSFs, pois nas mudanças de governo são comuns também a substituição desses profissionais por falta de estabilidade no trabalho, trazendo prejuízos de continuidade para a comunidade que se acostumou com determinado médico, enfermeiro ou dentista.


































Os dois promotores ouviram atentamente as revindicações e receberam um documento protocolado pelos profissionais com as principais cobranças da classe.

Após deixarem a promotoria, os agentes foram para frente da Câmara Municipal e neste momento estão em protesto na frente da prefeitura de Timon. 


FONTE BLOG ELIAS LACERDA