quarta-feira, 25 de maio de 2011

DAB lança questionário e convoca municípios a participar de pesquisa de avaliação


O Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS), publicou dia 19 de maio, um questionário para conhecer a situação da estrutura física da Rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios brasileiros.
São oito questões que vão permitir ao DAB desenvolver o Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde em todo País. As perguntas são sobre o modelo de Atenção Básica utilizado (Saúde Família, Tradicional ou Misto), o tipo e metragem do imóvel (alugado ou próprio), acesso à internet, entre outras questões, a serem respondidas pelos gestores municipais e que fundamentarão o Programa.

É essencial que os gestores respondam essas questões para que o DAB/SAS/MS oriente o processo de Requalificação da Rede de Unidades Básicas de Saúde. O formulário está disponivel no site do DAB ou clique aqui e, de posse do CNPJ do Fundo Municipal de Saúde (FMS) e da senha utilizada para envio de propostas de construção de UBS (disponíveis no Fundo Nacional de Saúde – FNS – para acompanhamento) e inserir os dados solicitados sobre os estabelecimentos de saúde da Atenção Básica.

Quem não possui cadastro no FNS e tem interesse que as informações de seu município sejam contempladas no desenho da estratégia de financiamento da rede física de UBS deverá entrar em contato com o DAB para receber uma autorização, por e-mail, para criação de senha de acesso ao questionário.
Mas, atenção! Apenas Unidades Básicas de Saúde não móveis deverão responder a pesquisa.

Para mais informações, ligue (61) 3306-8037