quarta-feira, 10 de abril de 2013


Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 15 de abril em Timon
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarIlustração(Imagem:Divulgação)Ilustração 
Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha de vacinação contra influenza sazonal (gripe) vai acontecer no período de 15 a 26 de abril, sendo o dia “D” em 20 de abril. O objetivo principal é diminuir a morbimortalidade causada pelo vírus da influenza. No Dia “D” serão disponibilizados 35 postos de vacinação para a população timonense. O município possui, ainda, 27 salas de vacina na zona urbana e 11 na zona rural. Todas estarão disponíveis para a campanha.
O foco principal são os idosos com 60 anos ou mais, no entanto, o Ministério da Saúde abrange outros grupos durante a campanha, como medida preventiva para evitar um novo surto do vírus influenza, já ocorrido no passado.
A meta para Timon é vacinar 21.791 pessoas dos seguintes grupos: idosos com 60 anos ou mais (13.983); Gestantes (1.838); Crianças de 6 meses a menores de 2 anos (3.677); Profissionais de Saúde (2.376), Mulheres Puerpéreas – com até 45 dias após o parto (302). Estão incluídos ainda pelo Ministério da Saúde, as populações carcerárias, indígenas, pacientes internados em hospitais e pessoas com alguma comorbidade, a exemplo do câncer. Para cumprir a meta, os municípios precisam vacinar 80% da população prioritária.
Dia “D”
A Secretaria Municipal de Saúde vai montar, ainda, 6 postos extras que devem funcionar nos seguintes locais: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Ceasa, Posto Fiscal e Formosa. Estes postos estarão funcionando no período de 15 de abril e 03 de maio nos turnos da manhã e tarde.
A campanha também vai aproveitar para atualizar a situação vacinal dos idosos de 60 anos ou mais contra difteria, tétano e febre amarela.
Fonte: Assecom/Prefeitura de Timon

Ato dia 10/04, em Brasília, pede 10% dos recursos da União para Saúde


Ato dia 10/04, em Brasília, pede 10% dos recursos da União para Saúde

        O Movimento Saúde+10 realizará Ato em Defesa da Saúde Pública. A iniciativa das dezenas de entidades que participam do Movimento visa fortalecer o Sistema Único de Saúde. Durante a realização do Ato, será anunciada a primeira contagem oficial de assinaturas coletadas para o Projeto de Emenda Popular que assegura 10% dos recursos correntes do orçamento da União para a Saúde.

        O coordenador do Movimento, Ronald Ferreira dos Santos – presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos – alerta que a sociedade brasileira precisa se mobilizar para conquistar recursos que garantam os objetivos do SUS. “O SUS foi criado para dar atendimento integral à saúde da população brasileira. Somos referência internacional em atenção à saúde. Porém, quando perdemos a ampliação dos recursos no processo de regulamentação da Emenda Constitucional 29, perdemos a capacidade de estruturar adequadamente nosso sistema, para garantir a integralidade e universalidade do atendimento. Optamos, então por fazer uma ampla mobilização junto à sociedade, que são os usuários do SUS, para coletar assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular e neste processo dialogar com as pessoas sobre a importância do SUS. Temos tido um ótimo retorno e vamos sair vitoriosos desse movimento”, alerta Ronald.

O movimento
        Criado há um ano, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública tem como objetivo a coleta de aproximadamente 1 milhão e quinhentas mil assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar no 141, de 13 de janeiro de 2012.

        A iniciativa visa agregar, de maneira contínua e crescente, entidades organizadas e as diversas instituições, numa mobilização suprapartidária que envolva toda a sociedade, para encaminhar à Câmara Federal as assinaturas necessárias para o projeto.

Serviço
Ato em defesa da Saúde Pública
Data: 10 de abril
Horário: 9h
Concentração: Em frente à Catedral Metropolitana de Brasília

III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica discute com qualidade estratégias e programas

09/04/2013

 Semana passada ocorreu em Brasília o III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica. Nos dias 3 e 4 de abril coordenadores estaduais de atenção básica de todos os Estados e DF e representantes do COSEMS foram atualizados com as mais recentes informações e atualizações sobre os programas e estratégias do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, além de debaterem, tirarem dúvidas e trocarem experiências em grupos de trabalho. PROVAB, e-SUS, TELESSAÚDE, PMAQ, Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, REQUALIFICA UBS foram os grandes temas do encontro.
O evento, que acontece duas vezes no ano, foi planejado estrategicamente para contemplar a chegada dos novos gestores, além de contribuir com suporte técnico o momento de implantação do e-SUS, a adesão ao PMAQ e a consolidação de várias políticas nacionais. De forma inédita, o Fórum promoveu dois dias de pré-evento com oficinas relacionadas a duas pré-agendas muito caras ao Ministério da Saúde. No dia 1°/04 aconteceu a Oficina de Implantação do e-SUS na Atenção Básica para os técnicos de tecnologia da informação das Secretarias Estaduais de Saúde, e no dia 02/04 a Oficina de Trabalho para Reforço às Ações da Saúde no Brasil Carinhoso, com destaque para a divulgação do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, na tarde de terça-feira.
Segundo Eduardo Melo, da Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica, o III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica foi particular, pelo contexto de renovação de cerca de 70% dos gestores municipais. “Estamos num período chave; e se não fizéssemos o Fórum nesse momento, teríamos problemas mais na frente. O evento facilitou muitas conversas, e os participantes estão saindo com mais clareza, disposição e energia para implementar e planejar suas ações”, analisa Eduardo Melo em balanço do fórum.
Para Adriano de Oliveira, da subsecretaria de atenção primária do DF o evento foi importante para fomentar a produção de identidade gestora dos Estados. “No processo histórico de descentralização e de municipalização do SUS, deixou-se um vazio no papel dos Estados, e agora estamos num momento forte de resgate desses papéis. E o Ministério da Saúde, tem promovido a co-participação e co-gestão por parte dos Estados e tem gerado a melhoria dessa relação”, afirmou Adriano. Ele ainda citou as discussões dos pequenos grupos como momentos bastante ricos onde houve debates e troca de experiências interessantes.
Com uma característica de identificação de desafios e problemas e de dar mais qualidade ao que já está em andamento o III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica foi diferente do anterior, que teve uma proposta mais de balanço. Heider Pinto, diretor do Departamento de atenção básica do Ministério da Saúde, ressaltou no encerramento do encontro a importância de se dar prosseguimento aos debates e chamou os participantes para aproveitarem as oportunidades de diálogo com os prefeitos e reforçar o momento de boa colheita no aumento de recursos e a evolução dos programas e ações da atenção básica.

Confira abaixo as apresentações de cada palestrante durante o III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica:
FONTE DAB