terça-feira, 14 de junho de 2011

O QUE ACONTECEU EM BRASILIA DIA 09/06/2011

    
                                  A UNIÃO FAZ A FORÇA!
Com o grito de guerra “A UNIÃO FAZ A FORÇA”, Ruth Brilhante e toda a categoria de ACS e ACE do Brasil, mostraram na ultima  quinta-feira (09/06) que não desistirão do Piso Salarial e do Plano de Carreira.
Como já era previsto, o Ministério da Saúde apresentou os mesmos argumentos, já conhecidos por nós, ou seja, quer levar a discussão para os prefeitos e a falta de recursos da União para bancar todas as reivindicações dos profissionais de nível superior do SUS.


DO POSICIONAMENTO  DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

1. Que não é possível falar em um Piso Salarial somente para os ACS e ACE sem que se resolva também a reivindicação das mais de 14 categorias que também pleiteiam um piso salarial no Congresso Nacional;
2. Que não concorda com diretrizes de um plano de carreira exclusivo para os ACS e ACE, pois desde 2007 foi aprovado as recomendações de Diretrizes para o PCCR dos servidores do SUS e segundo o entendimento do MS o ideal é existir um Plano de Carreira único para todos os Servidores da Saúde;
3. Que o MS não tem de onde tirar o impacto financeiro de 1,5 bilhões de reais, caso seja atendida a reivindicação da CONACS de um Piso Salarial de R$ 1.090,00.
4. Que a discussão do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE, deve envolver também os Prefeitos, pois em sua maioria terão problemas com os demais profissionais de saúde caso o Piso Salarial dos ACS e ACE realmente seja fixado em 2 salários mínimos;

DO POSICIONAMENTO DO CONASEMS

O Secretário do CONASEMS, sem qualquer cerimônia declarou estar “presenciando um momento histórico em sua vida”. E para surpresa de muitos, o posicionamento do representante dos Secretários Municipais de Saúde foi favorável a valorização da Categoria dos ACS e ACE, enfatizando que o Piso Salarial é a maneira mais eficaz de se valorizar quem mais contribui com a manutenção do SUS.

DO POSICIONAMENTO DA CONACS

 Em resposta aos argumentos do MS, a CONACS foi firme nos seus posicionamentos, em sua fala  Dra. Elane Alves (Assessora Jurídica da CONACS), contra-argumentou todos os pontos expostos pelo MS e apresentou a proposta da categoria.

 Em resumo feito pela Assessora Jurídica da CONACS,  foi apresentada  as seguintes ponderações: “Todos os argumentos do MS já são de conhecimento da categoria, e já ultrapassamos essa fase, o Piso Salarial Nacional e o PCCR dos ACS e ACE hoje são direitos Constitucionais, e não será permitido discutir mais se vamos ou não criar um Piso ou um Plano de Carreira, a discussão é de qual será o valor do Piso, o índice de reajuste e sua data de implantação! ...e quanto as Diretrizes para o PCCR dos ACS e ACE, é preciso ficar claro que queremos apenas que seja respeitado nossas especificidades, enquanto categorias exclusivas do Sistema Único de Saúde... agora o Plano de Carreira sendo ele exclusivo ou não, também não abrimos mão.... não dá pra esperar as outras categorias.”

A CONACS defende:
• Piso Salarial de R$ 1.090,00 (2 salários mínimos);
• Garantia do índice de reajuste igual ao aplicado ao salário mínimo, que, aliás, já é a praxe do MS quando faz o reajuste do incentivo financeiro repassado mensalmente e corrigido de acordo com o valor de 1,4 salário mínimo;
• Discussão sobre as Diretrizes do PCCR, para os ACS e ACE levando em consideração as especificidades da classe, e em particular a forma de seleção, a formação técnica e a educação continuada, questões que certamente fazem fundo a discussão principal do Piso Salarial;
• A implantação escalonada do Piso Salarial, levando em consideração a disponibilidade imediata do orçamento da União para 1,4 salário, sendo sugerido que os 0,6 que restam para ser pago os 2 salários, seja feito uma tabela com datas estabelecidas na Lei do Piso. Esse escalonamento possibilitaria inclusive a adequação orçamentária necessária para que os Gestores cumprissem o pagamento do Piso Salarial Nacional e o PCCR;
MOMENTOS PARA SE GUARDAR NA MEMÓRIA

Foi assim.... Ruth Brilhante, presidente da CONACS, surpreendeu a todos em sua fala, e de uma maneira muito autentica, falando para a sua categoria,  disse sobre o uso dos Agentes de Saúde como cabos eleitorais por prefeitos e políticos em geral, disse também que o Governo está abandonando a saúde preventiva e que se preciso for a categoria irá se unir aos Gestores para aprovar a Emenda 29, pois os ACS e ACE são os principais defensores do SUS. Ruth deixou claro com suas palavras a todos os parlamentares e aos próprios representantes do MS que está pronta junto com todos da CONACS para liderar a categoria até a vitória da conquista do Piso Salarial Nacional e o Plano de Carreira.
AGRADECIMENTOS

A CONACS faz aqui seus agradecimentos a todos os parlamentares que receberam nossos ACS e ACE em seus gabinetes com carinho e atenção, a todos os Deputados que participaram e declaram seu apoio e empenho à luta pelo Piso Salarial Nacional.
Temos muito a agradecer aos Estados participantes da mobilização, que foram: AM, BA, CE, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PR, PE, PB, PI, RN, RO, SE, SP, RJ, TO.
E também de maneira muito especial, agradecemos aos sindicatos municipais, regionais e estaduais, e aos blogueiros que cobriram toda a nossa mobilização.
PALAVRA DA PRESIDENTE
Meus colegas, essa semana representou muito para a nossa luta, mostramos UNIÃO, e está lançado o desafio que até 04 de outubro, dia nacional do ACS, estejamos todos comemorando a aprovação do PISO SALARIAL NACIONAL!  Vamos a luta, pois A UNIÃO FAZ A FORÇA!
  fonte conacs

aprovaçao da emenda 29 pode ser ainda nesse semestre

Presidente anuncia acordo para votar Emenda 29, sem nova CPMF

O presidente da Câmara, Marco Maia, anunciou há pouco que houve acordo para colocar em votação, ainda neste semestre, o projeto que regulamenta a Emenda 29 e destina mais recursos para a saúde (PLP 306/2008). “Há um acordo entre todos os líderes e a minha proposta é votar até 15 de julho”, disse.
O Plenário já começou a analisar o substitutivo do deputado Pepe Vargas (PT-RS) ao texto, mas a votação não foi concluída porque falta a análise de um destaque apresentado pelo DEM, na tentativa de inviabilizar a criação da Contribuição Social da Saúde (CSS). Segundo o texto atual, o tributo teria os moldes da extinta CPMF, mas Marco Maia garantiu que não haverá criação de imposto.
“Não há nenhuma possibilidade de votação de criação de novos impostos. Vamos votar a redistribuição dos recursos para a saúde sem novo imposto”, disse o presidente. Ele afirma que esse será um dos temas discutidos com a nova ministra da Secretaria de Relação Institucionais, Ideli Salvatti, que visitará a Câmara nesta quarta-feira (15), às 11h30.
Licitações
Maia confirmou que a votação de novas regras para a licitação de obras e serviços relacionados à Copa e às Olimpíadas está prevista para amanhã. O Regime Diferenciado de Contratações (RDC) foi incluído na Medida Provisória 527/11, que cria a Secretaria de Aviação Civil.
Segundo o presidente, ainda não há acordo para a aprovação da proposta. “Os líderes têm até amanhã para construir um acordo. Não havendo acordo, [a proposta] vai à votação e cada um vai expressar sua opinião”, disse.

Também nesta quarta, de acordo com Maia, a Câmara deverá votar o projeto de resolução que remaneja cargos da estrutura administrativa para as lideranças partidárias (PRC 50/11).

Pronatec
O presidente informou ainda que vai pedir ao Executivo que retire a urgência da proposta que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – PL 1209/11 – para não inviabilizar a votação de outros projetos em sessões extraordinárias.
Se a urgência for retirada, disse Maia, a Câmara conseguirá votar outros projetos, e não apenas MPs. “A votação do Pronatec está indo bem, então não há motivos para resistência do governo”, disse.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

Estão abertas as inscrições para a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Timon




O Conselho Municipal de Saúde de Timon realizará a 9ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Todos usam o SUS” SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro,  nos dias 08,09 e 10 de julho no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz.

A Conferência tem o objetivo de propor diretrizes para garantir a saúde como direito fundamental do ser humano, indicar,propostas para Plano Municipal de Saúde e eleger o novo Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2011 a 2013, para isso, serão realizadas as Pré – Conferências de Saúde nos dias 24/06 para trabalhadores de Saúde,28/06 para usuários de saúde e 29/06 para gestores e prestadores de serviço.

O evento é de suma importância para o município uma vez que a sociedade civil organizada tem a oportunidade de participar ativamente da formulação das políticas de saúde da cidade. Ao estimular um debate descentralizado e nacional, a conferência cumpre uma das diretrizes essenciais do SUS, estabelecidas pela Constituição Federal de 1988: a garantia da participação da comunidade.


Como participar da Conferência Municipal de Saúde?



Para participar das etapas das Pré- Conferências é importante não perder o período das inscrições que serão realizadas de 13 a 20 de Junho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Timon, localizado na Rua Eulálio da Costa Sousa, nº 560, bairro Parque Piauí, nos horários de 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h.

Os representantes das Entidades da Sociedade Civil Organizada deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato da inscrição, cópias do CNPJ da sua entidade atualizado, cópia da Ata de fundação/criação da entidade, cópia da Ata de eleição e posse da atual diretoria e cópia da Ata de eleição do representante da entidade que participará da 9ª CMS. Todas as cópias das Atas deverão estar autenticadas em cartório;

Os representantes dos Trabalhadores de Saúde sindicalizados deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato da inscrição, cópia do CNPJ da entidade e oficio de indicação da entidade assinado pelo presidente da entidade, e os demais trabalhadores da saúde, declaração da unidade de saúde onde trabalha assinada pelo seu respectivo responsável, contendo nome completo do trabalhador, número da matrícula, cargo, e cópia de contracheque atualizado;

Os representantes dos Prestadores de Serviços de Saúde deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato da inscrição, cópia do último contrato autenticado.

O credenciamento dos delegados, observadores e representantes da imprensa da 9ª CMS será no dia 8 de julho de 2011, das 15h às 18h e dia 9 de julho de 2011, das 8h às 12h.

fonte potal az elias lacerda (assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde)

Comissão que vai analisar piso salarial de agente de saúde elege hoje 14/06/20 presidente e vice-presidente11

Agenda de hoje da camara dos deputados

TERÇA-FEIRA (14)
comissão 14 horas
Comissão Especial da Criação de Empregos Públicos na Funasa

Eleição do presidente e dos vice-presidentes da comissão.
Plenário a definir