terça-feira, 4 de maio de 2010

VOLUNTARIOS DO MORHAN NO EVENTO EM CAXIAS

Voluuntarios do morhan  participam da abertura da semana da hanseniase em caxias , que teve a presença da carreta saude ,segundo Artur Custodia coordenador nacional do morhan o carreta so entra no municipio quando os gestores estão compromissados em eliminar a hanseniase. A carreta vai ficar  em caxias ate a proxima sexta feira e depois seguira para timon. A coordenadora do morham Timon Maria Jose disse que em Timon a carreta vai ficar do dia 10 ate o dia 13  segundo ela ja é a segunda vez que a carreta visita o municipio de timon na foto acima: "Iglesia, Maria Jose, Isabel, Artur Custodia e Robert Brandão" voluntarios do morhan.

O “Programa de Parceria para Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase”carreta saude estara em timon proxima semana dias 10 a 13


O “Programa de Parceria para Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase” iniciou como projeto de responsabilidade social da Febrafarma e agora é conduzido pela Novartis Brasil. Foi elaborado em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e tem o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Tem como objetivo auxiliar as autoridades de saúde do país na eliminação da doença até 2010.
Para as ações do programa, a Febrafarma desenvolveu e construiu a Carreta da Saúde. Ela está equipada com 5 consultórios e 1 laboratório para realização dos exames de baciloscopia, tem seus ambientes climatizados com ar-condicionado, banheiro, palco com potente sistema de som, projetor multimídia com telão e elevador hidráulico, para acesso de cadeirantes e idosos. Possui gerador próprio de energia e tem capacidade para atender cerca de 15.000 pessoas/ano.A Carreta da Saúde está percorrendo municípios priorizados nos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, que são os mais endêmicos, atendendo as populações mais carentes, tanto com consultas e início do tratamento dos casos positivos, quanto com programas educacionais, para o esclarecimento das questões relacionadas a doença. Sessões de cinema também são passadas à noite, para o entretenimento das populações locais.
O projeto também envolve Agentes Comunitários de Saúde, que fazem um trabalho de conscientização das comunidades para as principais características da doença, priorizando os chamados “contatos” - pessoas que convivem com portadores ou ex-portadores da doença. O objetivo é que todos saibam identificar a doença e procurem os postos de saúde de suas cidades. Estudantes de medicina, odontologia, enfermagem e serviço social também serão convidados a participar como voluntários do programa, atuando nas escolas de ensino fundamental, conscientizando as crianças para os sintomas da doença, entre outras ações.
OBS ; A CARRETA ESTARA EM TIMON  NA PROXIMA SEMANA DO DIA 10 AO DIA 13
LOCAL DO DIA 10 ; EM FRENTE A POLICLINICA
LOCAL DO DIA  13; EM FRENTE AO POSTO DE SAUDE  CIDADE NOVA