sábado, 6 de novembro de 2010

Prefeituras recebem incentivo para aumentar salários dos agentes comunitários

Prefeituras recebem incentivo para aumentar salários dos agentes comunitários

SAÚDE DA FAMÍLIA
Oferecer melhores condições de salário para que o agente comunitário de saúde possa ter uma vida mais segura.

É o que espera o Ministério da Saúde ao aumentar os recursos repassados aos municípios que pagam os salários dos mais de 243 mil profissionais que atuam junto às equipes de Saúde da Família.

De acordo com a coordenadora nacional do programa, Claunara Mendonça, esse reajuste no dinheiro que é entregue todo mês às secretarias municipais de saúde é fundamental para que elas mantenham a estratégia, que, hoje, beneficia mais de 100 milhões de brasileiros.

"Ele tem uma importância fundamental, porque os incentivos federais são o que fazem os gestores municipais escolherem fazer Saúde da Família, e contratar as equipes e os agentes comunitários de saúde.

Os agentes, que é uma profissão nova no sistema de saúde, teve um crescimento importantíssimo e isso se deve em grande parte ao incentivo federal."

Claunara Mendonça ressalta que a contratação de agentes comunitários de saúde superou as expectativas.

A ideia inicial era ter 236 mil profissionais no País este ano, e 240 mil, em 2011. Hoje, o Saúde da Família tem mais de 243 mil agentes trabalhando.

Com o reajuste, anunciado recentemente, o salário de um agente comunitário passa de 651 para 714 reais. Segundo ela, com o aumento desse incentivo, a meta é que esses agentes, agora, passem a ter contratos mais sólidos com as prefeituras.

"O incentivo federal é um apoio para o aumento desses salários e, com certeza, a garantia do trabalho digno com responsabilidade dos agentes comunitários e toda essa mobilização e o aumento dos recursos federais são no sentido de apoiar o trabalho seguro dos agentes comunitários, vínculos não-precários, salários dignos e um trabalho apropriado para a grande complexidade que é o trabalho dos agentes comunitários, visitando as famílias, reconhecendo os problemas."

A coordenadora nacional do programa Saúde da Família do Ministério da Saúde acrescenta que essa é uma reivindicação antiga da categoria. Os agentes comunitários de saúde são uma das bases do programa do governo federal.

Eles visitam mensalmente as famílias e fazem atividades de prevenção de doenças com os moradores, acompanham gestantes, idosos e crianças e dão orientações básicas de higiene.(Ministério da Saúde)

FONTE ;Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde coordenada por Samuel Camelo

CONCURSO AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE TERESINA -PI FIQUE ATENTO INSCRIÇAO COMEÇA SEGUNDA FEIRA DIA 8/11/2010

CONCURSO AGENTE COMUNITARIO DE SAUDE TERESINA -PI FIQUE ATENTO INSCRIÇAO COMEÇA DIA 8/11/2010







Taxa de Inscrição
O valor da taxa de inscrição é de R$ 20,00, devendo ser recolhida junto ao Banco do Brasil ou em seus correspondentes bancários.
Haverá redução de 50% do valor da taxa de inscrição para os candidatos estudantes, conforme ítem 3.4.2 do Edital.
Período de Inscrição
No período compreendido entre as 8h do dia 08.11.2010 e as 18h do dia 26.11.2010 (horário do Piauí), somente via internet, neste endereço eletrônico.abaixo
Data e Local da Prova Escrita Objetiva
A prova será aplicada no dia 09.01.2011 na cidade de Teresina, no horário de 8h30min às 12h30min (horário do Piauí).

http://nucepe.uespi.br/fms_fundamental.php