quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PISO SALARIAL DOS AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE É UMA DAS PAUTA NA MOBILIZAÇAO NACIONAL DOS PREFEITOS EM BRASILIA



Mobilização da CNM inicia com a presença de mais de mil prefeitos


 
Com auditório lotado, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) dá início a mais uma ação municipalista. Às 9h15 desta quarta-feira, 10 de novembro, as atividades da mobilização O movimento municipalista, o novo governo e novo Congresso já haviam começado. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, à mesa ao lado de lideranças estaduais, proporciona as discussões sobre os temas pautados para o encontro que ocorre no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
 
Dois dos assuntos mais polêmicos que abriram a mobilização foram as questões do Piso Salarial do Magistério Público e do novo Código Florestal. Para Ziulkoski, as questões abordadas nesta mobilização revelam a precariedade vivida pelos Municípios. “O que tratamos aqui nesta mobilização é o retrato dos Municípios brasileiros, principalmente os pequenos”, afirma.
 
Até a tarde desta quarta, temas relacionados à Saúde, Educação, Finanças e divisão dosRoyalties da camada pré-sal devem ser abordados. O setor que mais preocupa os prefeitos reunidos com a CNM é a Saúde. A Regulamentação da Emenda Constitucional 29, que financia os recursos destinados à Saúde municipal e a questão do Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, são um dos assuntos mais esperados para a mobilização.
 
As sucessivas quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a questão dos programas federais também estão pautados para o encontro. “Os prefeitos reclamam que os valores repassados não são os que estão previstos nos convênios, e isso não está certo”, alerta Ziulkoski, sobre as dificuldades enfrentadas pelos gestores.
 

FONT CMN