quarta-feira, 10 de abril de 2013


III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica discute com qualidade estratégias e programas

09/04/2013

 Semana passada ocorreu em Brasília o III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica. Nos dias 3 e 4 de abril coordenadores estaduais de atenção básica de todos os Estados e DF e representantes do COSEMS foram atualizados com as mais recentes informações e atualizações sobre os programas e estratégias do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, além de debaterem, tirarem dúvidas e trocarem experiências em grupos de trabalho. PROVAB, e-SUS, TELESSAÚDE, PMAQ, Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, REQUALIFICA UBS foram os grandes temas do encontro.
O evento, que acontece duas vezes no ano, foi planejado estrategicamente para contemplar a chegada dos novos gestores, além de contribuir com suporte técnico o momento de implantação do e-SUS, a adesão ao PMAQ e a consolidação de várias políticas nacionais. De forma inédita, o Fórum promoveu dois dias de pré-evento com oficinas relacionadas a duas pré-agendas muito caras ao Ministério da Saúde. No dia 1°/04 aconteceu a Oficina de Implantação do e-SUS na Atenção Básica para os técnicos de tecnologia da informação das Secretarias Estaduais de Saúde, e no dia 02/04 a Oficina de Trabalho para Reforço às Ações da Saúde no Brasil Carinhoso, com destaque para a divulgação do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, na tarde de terça-feira.
Segundo Eduardo Melo, da Coordenação Geral de Gestão da Atenção Básica, o III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica foi particular, pelo contexto de renovação de cerca de 70% dos gestores municipais. “Estamos num período chave; e se não fizéssemos o Fórum nesse momento, teríamos problemas mais na frente. O evento facilitou muitas conversas, e os participantes estão saindo com mais clareza, disposição e energia para implementar e planejar suas ações”, analisa Eduardo Melo em balanço do fórum.
Para Adriano de Oliveira, da subsecretaria de atenção primária do DF o evento foi importante para fomentar a produção de identidade gestora dos Estados. “No processo histórico de descentralização e de municipalização do SUS, deixou-se um vazio no papel dos Estados, e agora estamos num momento forte de resgate desses papéis. E o Ministério da Saúde, tem promovido a co-participação e co-gestão por parte dos Estados e tem gerado a melhoria dessa relação”, afirmou Adriano. Ele ainda citou as discussões dos pequenos grupos como momentos bastante ricos onde houve debates e troca de experiências interessantes.
Com uma característica de identificação de desafios e problemas e de dar mais qualidade ao que já está em andamento o III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica foi diferente do anterior, que teve uma proposta mais de balanço. Heider Pinto, diretor do Departamento de atenção básica do Ministério da Saúde, ressaltou no encerramento do encontro a importância de se dar prosseguimento aos debates e chamou os participantes para aproveitarem as oportunidades de diálogo com os prefeitos e reforçar o momento de boa colheita no aumento de recursos e a evolução dos programas e ações da atenção básica.

Confira abaixo as apresentações de cada palestrante durante o III Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica:
FONTE DAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário