Ação educativa sobre Hanseníase é realizada na Praça da vila santa Isabel em Timon
Com o tema " hanseníase tem cura", o MORAM TIMON em Parceria co a secretaria municipal de saúde, desenvolve programação voltada para alertar e esclarecer a população sobre a Hanseníase. A atividade foi realizada durante esta quinta-feira (26), na Praça da vila santa Isabel.
Durante a atividade, que visa lembrar o dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, ocorre a distribuição de folders, e apresentação de teatro de bonecos, além de esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de pessoas com manchas suspeitas à Equipe de Saúde da família mais próxima de sua residência.
As pessoas que detectarem qualquer mancha vermelha ou branca na pele e sentirem dormência no local da lesão devem se dirigir a o mais rápido possível uma unidade de saúde. O diagnóstico da Hanseníase consiste em avaliação clínica, com a aplicação de testes de sensibilidade e força motora.
No dia 29 de janeiro de 2012 é comemorado o dia mundial da pessoa com hanseníase. No nosso pais, esse dia de mobilização serve para que os governos e a sociedade acelerarem a eliminação da doença.
Nos últimos anos, o Brasil estabeleceu iniciativas contra a hanseníase, mas continua em primeiro lugar do mundo em incidência ao se comparar a proporção da população com o número de pessoas com hanseniase. Sofremos atraso na eliminação desta doença, e se faz necessario restabelecer as ações e alianças com objetivo de avançar na identificaçao, cura e tratamento das sequelas da hanseníase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário