quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Essa é a situaçao da maioria dos psf na zona rural





“Os serviços de saúde em Timon passa hoje por um verdadeiro caos, tudo por conta do mal gerenciamento dos recursos públicos, pelos gestores descompromissados com nossa cidade. Veja alguns exemplos de descasos: Hospital Pronto Socorro Dra. Fátima, fechado; Hospital Maternidade de Timon,fechado ; Clinfor, convenio ortopédico cancelado; posto de saude do multirao fechado a varios anos para reforma .11 equipes PSF zona rural sem atendimento médico há vários meses, por falta de transporte para levar os profissionais .
46 equipes do PSF da zona urbana com atendimento precário. Falta tudo: de medicamentos a fichas de visitas domiciliares para acompanhamento de pacientes. E eis aqui, uma das muitas ironias: Timon foi premiado pelo Ministério da Saúde como um dos melhores no Maranhão no ano passado... Qual teria sido o critério para esta “premiação”? Isto é brincar com a idoneidade do povo. Para piorar ainda mais a situação quando se fala em ajuda do Estado, este não tem a sensatez do dever que deve ser honrado. O Município é GESTÃO PLENA. E O QUE SIGNIFICA GESTÃO PLENA? Significa que todos os órgãos de saúde pública tem que ser gerenciado pela administração do MUNICÍPIO, incluindo-se aí o Hospital Alarico Pacheco. E porquê isso não aconteceu? Porque o governo do Estado do Maranhão não cumpre a lei, não respeita os timonenses, fazendo deste hospital um trampolim político-eleitoreiro. Este Hospital já sofreu inúmeras reformas, com reinaugurações pomposas, alienando a direção de acordo com os interesses eleitoreiro. Isto é uma vergonha para todos nós. E o que é mais triste, A PENALIDADE RECAI NOS OMBROS DAQUELES QUE “USUFRUEM” DA POBREZA.
Mas ainda é possível sonhar e acreditar que dias melhores virão. Que o PSF de Timon possa verdadeiramente cumprir o seu papel na atenção básica; que um dia o Hospital Alarico Pacheco também possa desempenhar o seu papel;  que a saúde publica de Timon saia deste caos. Espero e acredito que os próximos quatro anos, os gestores que  tomaram posse em nosso município no dia 01 janeiro de 2013, possam olhar melhor para nossa cidade em especial a saúde publica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário