domingo, 6 de fevereiro de 2011

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou, na tarde de sábado (05), uma visita à Fazenda da Paz,

Fazenda da Paz será modelo de tratamento na recuperação de usuários de drogas


Governador e Ministro visitam Fazenda da Paz
Governador e Ministro visitam Fazenda da Paz
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou, na tarde de sábado (05), uma visita à Fazenda da Paz, instituição que trabalha na recuperação e na reinserção de usuários de drogas e fica localizada na comunidade Cacimba Velha.
Acompanhado do governador do Estado, Wilson Martins, Padilha afirmou que a entidade servirá de modelo para todo o país e será levada para o Plano Nacional de Enfrentamento Contra Crack, Álcool e Outras Drogas". Na oportunidade, o ministro informou que, em março, deve ser divulgado um levantamento de caráter nacional sobre o avanço das drogas no Brasil.
Durante a visita de Alexandre Padilha à Fazenda da Paz, Wilson Martins afirmou que o Governo do Estado está decidido a reforçar o combate ao uso de drogas. "Trouxemos o ministro para que ele se sensibilizasse e conhecesse essa experiência, que é resultado de um convênio da Emater, da Secretária de Educação e Secretaria de Saúde e trabalha na reinserção desses jovens. Agora, queremos parcerias para o financiamento desse tipo de projeto", destacou o governador.
Entusiasmado com a estrutura e com o tratamento dispensado aos internos, o ministro da Saúde afirmou que a visita à Fazenda da Paz será importante na elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento Contra o Crack. "Quando a presidente Dilma Rousseff foi eleita, ela assumiu o desafio de combater o crack. Por isso, estamos elaborando o Plano Nacional de Enfrentamento Contra Crack, Álcool e Outras Drogas. Estamos conhecendo várias experiências que trabalham na recuperação de usuários de drogas e estou impressionado. Certamente, esta experiência será levada para o nosso Plano Nacional de Enfrentamento".
A Fazenda da Paz é uma instituição piauiense que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Ela possui três unidades (Terra da Esperança e Flor de Maria, ambas em Timon, e Luz e Vida, em Teresina) e atende cerca de 140 internos.
Na unidade visitada pelo ministro da Saúde, 46 internos são submetidos a acompanhamento terapêutico que baseia-se no binômio trabalho/educação, com a realização de cursos profissionalizantes. Para a elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento Contra Crack, Álcool e Outras Drogas, Alexandre Padilha informou que o Governo Federal está realizando um levantamento de caráter nacional sobre o avanço das drogas no Brasil.
O estudo deve ser divulgado em março e mostrará um raio-x sobre o consumo de drogas no país. Segundo o ministro, essas e outras iniciativas permitirão à nação um real enfrentamento ao problema das drogas. "Acreditamos que apenas com ações integradas podemos enfrentar esse problema. Para isso, o Programa Saúde da Família (PSF), os CAPS, as unidades de pronto-socorro e os hospitais funcionem adequadamente". Depois de conhecer a Fazenda da Paz, Alexandre Padilha visitou as instalações do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no seu último compromisso da visita oficial ao Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário