Fonte: Constantino
A delegada dos Agentes Comunitários de Saúde, (ACS), de Nova Olinda do Maranhão, Marli Santos, compareceu no programa “Mesa Redonda Debate” da Radio Alvorada fazendo graves denuncias na gestão do prefeito Delmar Sobrinho, principalmente na saúde. Munida de farta documentação entre eles o documento que suspendeu a tesoureira do sindicato e o desconto na folha de pagamento no valor de R$41,00. A alegação foi que os 44 agentes teriam faltado ao trabalho na campanha realizado pela prefeitura no dia Internacional do combate contra a AIDS no dia 01 de dezembro.
Quanto à discussão sobre o imbróglio leia mais em: http://www.atribunadopovo.com/
Agora, vamos ao que é grave mesmo:
DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES NO CGU FOI FEITA DESDE 2009
Ainda entre os documentos apresentados, há postos de PSF, que não oferecem a mínima condição de prestar atendimento, apresentou uma relação do CINES de profissionais da saúde que nunca prestaram serviços no município, entre eles um medico de nome Luis Felipe de Sousa, “Há dez anos sou agente de saúde em N. Olinda e nunca esse médico, Dr. Felipe consultou um só paciente aqui”. Alem disso, outros cinco médicos constam na lista do CINES, mas nenhuns deles nunca prestaram serviços nos PSFs do município.
Diante destas irregularidades, 3 vereadores do município, Hilclemar Sousa dos Santos, Miguel Alves dos Santos e Herbert dos Santos, assinaram uma denuncia e enviaram ao CGU/MA, protocolado no dia 05-11-2009 sob o nº 00209.000781/2009-42, ela estranha que a CGU nunca se pronunciou ou tomou providências.
Marli disse que também procurou a promotoria pública em Santa Luzia do Paruá relatando os fatos ao promotor Dr. Gustavo que na hora fez uma ligação ao órgão competente constatando as irregularidades, o promotor chegou a confirmar que os médicos realmente estavam cadastrados em Nova Olinda do Maranhão, mas até hoje a promotoria ainda não se pronunciou, ela aguarda o retorno do promotor do recesso para tratar deste assunto e também saber o motivo pelo qual existem no município 44 agentes de saúde e apenas dezoito detém a portaria da secretaria de saúde do município, a lei da portaria esta errada, uma vez que os agentes que detém portaria são tidos como contratados por tempo determinado e isso é inadmissível, só o prefeito pode resolver essa situação.
MARLI SANTOS TEME REPRESÁLIAS E DIZ CORRER RISCO DE VIDA
A delegada disse que sempre foi eleitora de Hemetério Weba, mas ele nada fez a favor da classe até o momento. Disse também que os comentários na cidade são de que a família Weba não concorda com certas atitudes do atual prefeito Delmar Sobrinho.
Após sua entrevista na Radio Alvorada, a delegada Marli Santos ligou para a redação do programa “Mesa Redonda Debate” dizendo que seu marido ficou esperando sua chegada na entrada da cidade no último sábado, levando-a para outro município, pois de agora em diante eles temem por represálias e inclusive por risco de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário