terça-feira, 22 de janeiro de 2013


REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE NO AUDITÓRIO DA SEDE(SECRETARIA DE SAÚDE)

Na sexta -feira dia 11 / 01 / 2013 aconteceu a segunda reunião com o secretário de saúde Antonio Lisboa Lopes de Araújo. Representantes da categoria dos ACS's, Sidicato e os sócios compareceram para ouvir e dar sugestões para o melhramento da estrutura de trabalho no Municipio de Timon.
O presidente do SINACST- Iglesia Alves juntamente com os sócios e sua diretoria executiva fizeram algumas ressalvas para se iniciar o ano de 2013 para a saúde no municipio levantando alguns pontos tais como:
Fichas de visitas- o secretário informou que já tomou providencias em confeccionar-las e que o més de janeiro poderia ser feito sem as mesmas;
Incentivo da Dengue O secretário fez ressalvas que analisaria e o que for destinado aos ACS's que irão pagar;
Liberação de lideres sindicais: o secretário fez a liberação de dois lideres;
Na oportunidade os sócios fizeram indagações aos Secretário uma delas foi sobre o lançamento dos contracheques no sistema, o mesmo informou que o sistema será unificado ao da prefeitura.sobre as ferias, decimo terceiro 80 % e 20 % informou que iria analizar a questão.
Pedimos a todos os ACS's que permaneçam unidos pois a luta não é só do SINACST - sim de todos, não esquçam que somos a categoria mais organizadas deste municipios e sempre que precisarmos estaremos reivindicando nossos direitos pois sabemos que vários recurosos veem para o desenvolvimento da sáude de Timon e que sempre ltaremos para a qualidade da mesma.
Os Direitos pertencem a quem luta por eles.. e jamais deixaremos de lutar
Somos ACS's








SINACST- SINDICATO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE TIMON-MA



Resolução 453 define funcionamento dos conselhos de saúde


        A resolução 453 substitui a resolução 333. De acordo com a nova versão, o tempo de mandato dos conselheiros será definido pelas respectivas representações.

        Ao longo de três anos, um grupo de trabalho dedicou-se a propor uma nova versão do texto com as atualizações necessárias para adequar-se às mudanças na conjuntura do controle social no país. Depois de apresentada ao pleno do Conselho Nacional de Saúde, a proposta foi submetida à consulta pública no site do CNS. As contribuições foram recebidas, via site e também por escrito.

        “O novo texto define as diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos conselhos de saúde”, explica o conselheiro nacional Clóvis Boufleur, membro do grupo de trabalho que propôs as mudanças da resolução 333 para a resolução 453. Dentre as mais relevantes inovações do texto, Clóvis Boufleur destaca:


Tema
O que mudou
1. Atribuições
Na nova versão foram incluídas as atribuições previstas na Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012 e no Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, que regulamentam a Lei Orgânica da Saúde. Assim, os conselhos poderão avaliar, explicitando os critérios utilizados, a organização e o funcionamento do Sistema Único de Saúde do SUS e, além disso, irão examinar propostas e denúncias de indícios de irregularidades, responder no seu âmbito a consultas sobre assuntos pertinentes às ações e aos serviços de saúde, bem como apreciar recursos a respeito de deliberações do Conselho, nas suas respectivas instâncias.
2. Mandato
De acordo com a nova versão, o tempo de mandato dos conselheiros será definido pelas respectivas representações. As entidades, movimentos e instituições eleitas para o conselho de saúde terão seus representantes indicados, por escrito, conforme processos estabelecidos pelas respectivas entidades, movimentos e instituições e de acordo com a sua organização, com a recomendação de que ocorra renovação de seus representantes.
3. Renovação de entidades
A recomendação explicitada no novo texto é de que, a cada eleição, os segmentos de representações de usuários, trabalhadores e prestadores de serviços, ao seu critério, promovam a renovação de, no mínimo, 30% de suas entidades representativas.
4.  Responsabilidades
A atualização do texto deixou explícito que, no exercício de sua função, o conselheiro deve estar ciente de que, responderá conforme legislação vigente por todos os seus atos.
5. Participação da sociedade
As reuniões plenárias dos Conselhos de Saúde, além de serem abertas ao público, deverão acontecer em espaços e horários que possibilitem a participação da sociedade.
6. Orçamento
O conselho de saúde terá poder de decisão sobre o seu orçamento, não será mais apenas o gerenciador de suas verbas.
7. Quorum
A nova redação esclarece os conceitos de maioria simples (o número inteiro imediatamente superior à metade dos membros presentes), maioria absoluta (o número inteiro imediatamente superior à metade do total de membros do conselho) e maioria qualificada (2/3 do total dos membros do conselho) de votos para tomada de decisão do CNS.
8. Competências
A adequação das competências dos conselhos ao que está previsto no atual regimento do Conselho Nacional de Saúde, também foi explicitada no novo texto.
9. Banco de dados
Compete ao próprio conselho, atualizar periodicamente as informações sobre o conselho de saúde no Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde (SIACS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário