quinta-feira, 26 de abril de 2012


Benjamin entrega documento pedindo votação do piso salarial dos agentes de saúde



Foto: Agência Câmara

O deputado federal Benjamin Maranhão (PMDB-PB), acompanhado de outros parlamentares, entregou nesta quarta-feira (25/04) ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), um requerimento assinado pelos líderes dos partidos solicitando urgência na votação do projeto que define o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias.

O Projeto de Lei (PL) 7495/06, que define o piso salarial em dois salários mínimos (atuais R$ 1244), de forma escalonada, foi aprovado por Comissão Especial em outubro de 2011 e aguarda apenas a definição do presidente para que entre na pauta de votações do plenário da Câmara.

Segundo Benjamin Maranhão, que presidiu a Comissão Especial, o piso salarial é uma forma de reconhecer o trabalho realizado pelos agentes de saúde do Brasil, que, segundo o parlamentar, realizam trabalho fundamental no sistema de saúde. O deputado afirma também que não há motivos para a não aprovação, já que a proposta prevê aumento escalonado, sem ocasionar grande impacto no Orçamento da União.

quarta-feira, 25 de abril de 2012


MOBILIZAÇAO DOS AGENTES DE SAUDE  E ENDEMIAS  EM BRASILA E  DESTAQUE NO PROGAMA VOZ DO BRASIL ACOMPANHE PARTE DO PROGAMIA O DISCURSO DOS DEPUTADOS NO PLENÁRIO DA CAMARÁ ONTEM DIA 24 COM VÁRIOS AGENTES DE SAÚDE PRESENTE
LOC- Parlamentares defenderam a regulamentação dos vencimentos dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias.
LOC- Representantes dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias estão em Brasília reivindicando a fixação de um piso salarial para a categoria. Amauri Teixeira, do PT da Bahia, fez um apelo para que a mesa diretora coloque em votação o projeto que regulamenta o salário dos profissionais.
LOC- Amauri Teixeira argumentou que os agentes comunitários e de endemias são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde. São eles, segundo o deputado, que atendem a população e mapeiam os problemas sociais dos usuários do SUS.
LOC- Waldenor Pereira, do PT da Bahia, defendeu a aprovação imediata do projeto que regulamenta o piso nacional de remuneração e o plano de carreira dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias.
LOC- O reconhecimento da importância das duas categorias, segundo Waldenor Pereira, se justifica pela atuação junto às comunidades carentes de todo o país.
LOC- Também Luiz Couto, do PT da Paraíba, lembrou que os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias tiveram sua atuação reconhecida através de emenda constitucional promulgada em 2009.
LOC- Agora, disse Luiz Couto, resta a aprovação de projeto que comprove a importância do trabalham que realizam as duas categorias para a saúde do brasileiro.
LOC- Rubens Bueno, do PPS, afirmou que pôde observar a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias quando presidiu a Fundação de Ação Social do Paraná e ocupou a secretaria de Justiça, Trabalho e Ação Social do estado.
LOC- Segundo Rubens Bueno, o trabalho das duas categorias é responsável pela melhoria da qualidade de vida, especialmente nas comunidades em que falta a assistência médica profissional.
LOC- Os agentes comunitários de saúde e de combate à endemias voltaram a reivindicar a votação do projeto que trata da regulamentação do piso da categoria. Severino Ninho, do PSB de Pernambuco, defendeu a aprovação do projeto e destacou a importância dos servidores para a saúde preventiva.
LOC- Na opinião de Severino Ninho, é preciso melhorar a remuneração dos agentes comunitários de saúde, pois no seu entendimento, servidores bem remunerados trabalham com mais dedicação.

FONTE AGENCIA DA CAMARA
 DESDE ONTEM DIA 24 DE ABRIL OS AGENTES DE SAUDE DOS ESTADOS MARANHAO BAHIA  ESTÃO  EM BRASILIA NA LUTA EM PROL DE NOSSO PISSO ,ESTÃO VISITANDO GABINETE A GABINETE DOS DEPUTADOS E ENTREGANDO A CARTA DE APOIO AO PISO  

segunda-feira, 23 de abril de 2012


O SINACST -  Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Timon, apenas com um mês de atuação com a nova diretória, já começou a articular com o nível Estadual e Federal,  enviou quatro ACS,s,  Representando o município de Timon,  para a Mobilização em Brasília em prol do Piso Salarial Nacional, onde o Maranhão enviou um ônibus que saiu da Cidade de Caxias. Em parceria com a Federaçao dos agentes de saúde do Maranhao
 Ao mesmo tempo em que os ACS partiram para Brasília, Timon recebeu na Sede do SINACST, Representantes da Nova Central Sindical de Trabalhadores. (NCST-MA) Presidente da NCST ; Senhor Raimundo Henrique da Silva, veio com objetivo de conhecer o SINACST, e apresentar a NCST-MA, e seguida lançou a proposta ao Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Timon, para a  filiação a mesma.
O presidente  do SINACST, Iglesias Alves da Costa e os membro da diretoria que participaram da reunião gostaram  da proposta, mais vão fazer a explanação a toda categoria na próxima assembleia geral que será realizada em junho de 2012, para só então  tomar a decisão. Pois no momento a diretória está centrada na construção da Sede que será inaugurada em outubro de 2012.     

domingo, 15 de abril de 2012

aasembleia geral sinacst timon




sexta-feira, 13 de abril de 2012

domingo, 8 de abril de 2012




 
EM  DESTAQUE A NOSSA COMPANHEIRA ACS E VEREADORA-PT ELORÂNDIA

 O sindacs-pe mais uma vês mostra, competência de negociação, e articulação e conquista junto aos poderes,  legislativo e executivo o  novo salário para os agentes  comunitários de  saúde do município de Ibimirim no sertão pernambucano. Sará pago a partir do mês Abril de 2012. Com efeito retroativo a Janeiro. Estão de parabéns não só a categoria mais sim o executivo,   os vereadores que aprovaram o projeto.  Especialmente uma vereadora do PT a companheira Acs Elorândia. e novas conquistas viram e não podemos deixar de agradecer ao Sindacs-pe que sempre luta  para as melhorias em todo estado das duas classes agentes comunitário e de combate as endemias..  


Fonte blog  Ricardo acs   

MOVIMENTO DOS ACS TEM RESULTADO POSITIVO EM CUIABA

Os Agentes Comunitários de Cuiabá-MT  conseguem novo piso no valor de valor de 871,00   mais insalubridade, também lutan para ser pago o incentivo de final de ano que o governo federal repassa isso só aconteceu porque a classe se mobilizou e pressionou os gestores para o comprimento da portaria 459.


FONTE BLOG ACS ELIANA

sábado, 7 de abril de 2012


Parnamirim: MP quer regulamentar cargo de agente comunitário de saúde


O MP, através da 4ª Promotora de Justiça de Parnamirim, Luciana Maria Maciel Cavalcanti Ferreira de Melo, expediu Recomendação ao Prefeito e ao Secretário de Saúde do município de Parnamirim com o objetivo de que sejam adotadas as medidas administrativas necessárias para cumprir os requisitos exigidos pela lei para o exercício do cargo de agente comunitário de saúde.

Uma dessas exigências é que o agente deva residir na área da comunidade em que exercerá a função. Esse requisito está presente na Lei nº 11.350/06, que regulamenta o artigo 198 da Constituição e estabelece, em seu artigo 6º, a obrigatoriedade do agente comunitário residir na área da comunidade.

A Promotoria recomendou que a Secretaria Municipal de Saúde encaminhe, no prazo de 20 dias, o relatório das providências adotadas pela Assessoria Jurídica para adequar as situações dos 36 agentes comunitários de saúde que residem em local diverso de onde exercem suas funções.

Além disso, que, também no prazo máximo de 20 dias, proceda com a exoneração dos agentes comunitários de saúde que foram admitidos sem processo seletivo, após 14 de fevereiro de 2006; bem como aqueles que mesmo admitidos por processo seletivo não atendem aos requisitos legais estabelecidos na Emenda Constitucional nº 51/2006. A Secretaria deverá enviar à 4ª Promotoria de Parnamirim as cópias das respectivas Portarias de Exoneração.


 fonte por Assessoria de Imprensa do MP RN

NA AUDIENCIA PULBLICA NA CAMARA DOS DEPUTADOS UM DEPUTADO LEU ESSE TEXTO


CORDEL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
O Brasil inteiro aguarda
Com firmeza e atenção
A aprovação da matéria
De interesse da nação
São muitos anos de luta
Dia a dia na labuta
Pela valorização

O que ainda vejo por ai
É a doença mandando
Tuberculose e hepatite
Continuam se expressando
O câncer de mama mata
E se o SUS já não trata
Nós só vamos piorando

A saúde e prevenção
De norte a sul do país
A base é a atenção
É o sistema quem diz

Por isso valorizar
É compromisso fiel
Mas sem o piso e carreira
Nada sai do papel

Já vi prefeito chiando
Dizendo, não vou pagar
Se aprovado for o piso
A cidade vai quebrar
Veja só meu companheiro
Que conversa mais furada
O que vejo por ai
È uma despesa arretada
È festa da padroeira
Carnaval e São João
Trio elétrico na rua
Gastam sem reclamação

Se for p’ra pagar o piso
É um “arrudeio” arretado
Por isso vamos p’ra luta
Com o espírito animado

Autor: Paulo Rubem Santiago

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Convocaçao assembleia geral


noticias de agentes de saude e endemias piaui


Postado por José Wilson Albuquerque Santos às Quarta-feira, Abril 04, 2012 0 comentários  Descrição: http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif  
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioTJzIDOuVOe39JxWr8cknohUvxTDcYg7YNLS3k4yqRII5W3jlgswEW9sa06OKXk6zk7jY8dXA291YN09A_supAxdK5Wcak6zLfQ2cAZc78Q_sSTwTYTfOUOVpU627BQRtRpPZdEgpnts/s320/servidores+da+Sa%C3%BAde+de+Parna%C3%ADba.JPG 
Representantes e servidores da Saúde lotaram as
dependências da Câmara de Parnaíba
O Executivo de Parnaíba enviou para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores na noite desta terça-feira, dia 03, dois projetos de lei que objetivam a melhoria salarial dos profissionais do setor da Saúde.

O prefeito José Hamilton assinou o PL 3.582/12 que institui a conversão de percentual de gratificações em vencimento básico para as carreiras integrantes do quadro de pessoal do Fundo Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

A mensagem destinada a casa relata que a proposta expressa uma implantação da política de gestão de pessoas e valorização profissional para o aperfeiçoamento e construção de um serviço público eficiente, eficaz e de qualidade social. “O projeto visa incorporar 50% do valor das gratificações já pagas ao seu vencimento básico, o que garante uma melhor aposentadoria ao servidor”, relata a mensagem do Executivo.

O outro projeto voltado aos profissionais de Saúde apreciado pelo Legislativo foi o 3.583/12 que trata do Plano de Cargos, Empregos, Carreiras e Vencimentos da categoria. Conforme relata a mensagem assinada pelo prefeito José Hamilton, foram realizados estudos por equipe formada pela Municipalidade, representantes dos servidores da Saúde e respectivos sindicatos.

“Dentre os benefícios, destacamos a regulamentação dos cargos e carreiras, além da definição da política de remuneração, instituição objetiva de critérios de promoção e remuneração. O PL objetiva também ajustar o piso salarial dos servidores e empregados da Saúde do Município de Parnaíba ao piso salarial nacional de cada categoria e a prorrogação da licença maternidade”, esclarece.

Os vereadores João Câncio Neto, Antônio Cardoso, Fernando Gomes, Gerivaldo Benício, Gustavo Lima e Neta Castelo Branco em suas falas elogiaram a vitória da categoria e a sensibilidade da Prefeitura de Parnaíba com os profissionais da Saúde.

“Ficamos felizes em votar mais uma vez em favor daqueles que trabalham arduamente no cumprimento de suas funções. Por esta casa já foi aprovado melhorias para a Educação, Contadores, Guarda Municipal e hoje nossos amigos da Saúde de Parnaíba”, lembrou o vereador Gustavo Lima.

A Câmara de Parnaíba realizou ainda uma segunda sessão extraordinária, sem vencimentos, para aprovar por unanimidade e em definitivo ambas as matérias.

fonteJornal da Parnaíba | Ascom CMP

agentes de emdemias campo maior

Os agentes de endemias de Campo Maior terão seus salários equiparados com os agentes de saúde, que atualmente têm um piso de R$ 750. O reajuste, de quase 25%, valerá a partir do dia 1º de abril e será pago em maio. Além desse aumento, os agentes ganharão o adicional por tempo de serviço ainda este ano e poderão ter aprovado o Plano de Cargos e Salários.

                     Foto: Jonas Sousa
Descrição: http://www.cidadeverde.com/blogcv/editor/assets/img27/endemiasdentro.jpg

As garantias foram acertadas após uma reunião com o prefeito Paulo Martins. Os 30 agentes de endemias compareceram ao encontro e fizeram as reivindicações. O prefeito disse que no ano passado concedeu um aumento para a categoria de quase 20% e esse ano chega a 25%.

O agente de endemias, Mário Gama, disse que o salário da categoria estava defasado desde 2005, quando eles recebiam quase 1,5 salário mínimo e até 2010 esse valor é apenas R$ 12 a mais. “Só nesse mandato estamos acumulando 44% de aumento. Isso é bom para a nossa categoria que há seis anos não recebia aumento real”, lembrou Gama.

"Após um estudo de impacto financeiro na folha avaliaremos quando podemos conceder o adicional por tempo de serviço aos agentes de endemias. A gratificação será destinada ao funcionário que tem acima de 10 anos de serviços prestados à saúde", disse o prefeito.

Outra melhoria para a categoria que ainda está em analise pelo executivo é o Plano de Cargos e Salários dos servidores da saúde. O projeto ainda está sendo elaborado por uma comissão formada por servidores e gestores para depois ser encaminhado para a Câmara de Vereadores.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

domingo, 1 de abril de 2012

ASSEMBLEIA DA CONACS DELIBEROU ESTRATEGIA DE MOBLIZAÇAO


Calendario de Mobilizações em Brasilia

Dias 24, 25 e 26 de abril

Bahia, Pará, Maranhão e Pernambuco.
Dias 02 e 03 de maio
Goiais

08, 09 e 10 de maio.
Sergipe, Piauí, Bahia, Pará e  CEARÁ