quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Promotor quer solução para problema da saúde pública de Timo

O Ministério Público de Timon, através da Curadoria de Defesa da Saúde, está notificando o Secretário Municipal de Saúde, Neto Neiva, o Gerente Regional de Saúde, Marco Simão e o Diretor do Hospital Nunes Alarico Pacheco, Neto da Educação, para reunião na sede das Promotorias. 

Após a instauração de procedimento administrativo e coleta de informações dos órgãos públicos estadual e municipal que prestam serviços de saúde no  município de Timon, o Promotor Antônio Borges Júnior vai exigir das autoridades de saúde uma solução urgente, concreta, satisfatória e definitiva para questão da saúde a ser prestada à população, pois entende inaceitável e inconcebível que decisões importantes nessa delicada área sejam tomadas de cima para baixo tomando de surpresa os usuários do serviço de saúde. 

O promotor se refere ao fato do governo do estado está reduzindo os repasses para o hospital Alarico Nunes Pacheco o que ocasionou a demissão de dezenas de servidores e a suspensão do atendimento em várias especialidades médicas deixando aquela unidade de saúde atendendo somente os casos de osbstetrícia e pediatria. 

“É um absurdo que medidas insensíveis sejam tomadas em São Luís trazendo sérios prejuízos à população timonense. A rede municipal terá muitas dificuldades em absorver a demanda proveniente do hospital regional Alarico Nunes Pacheco. Em questão de saúde é de se ter muita prudência, pois vidas correm perigo. A área de saúde é muito delicada e não se pode tomar decisões de maneira indiferente. Timon já sofre bastante por não ser referência de alta complexidade e ter que encaminhar seus pacientes para Caxias ou São Luís. O governo do estado nunca olhou para Timon como uma grande cidade. Nunca percebeu o nosso crescimento que veio acompanhado do visível aumento de demanda na área da saúde, atendendo não só aos timonenses, mas muitos outros maranhense de cidades vizinhas, que insistem em ser atendidos aqui, dada a proximidade com o grande centro de saúde, que é Teresina. Isso é um fato, para o qual não podemos fazer vistas grossas”, afirmou o promotor

O promotor defendeu que num segundo passo, “todas as autoridades políticas de Timon, independentemente de cores partidárias e de que sejam de situação ou de oposição, deverão unir esforços para exigir do governo do estado uma solução para a saúde de povo timonense, principalmente no que se refere a alta complexidade, como é o caso de câncer, cirurgias cardíacas, neurologia, UTI neo-natal, traumatologia, etc”, desabafou Antonio Borges Júnior. 


FONTE PORTAL AZ BLOG ELIAS LACERDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário